Seminário discute inovações e promove capacitação profissional no esporte


11/06/2013 18:07 | Da Redação

Compartilhar:


Durante quatro dias, professores e alunos de educação física, agentes comunitários da saúde, secretários municipais do esporte e esportistas em geral terão a oportunidade de discutir conhecimentos inovadores nas áreas de esporte e atividade física. Trata-se do 3º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, realizado pela Assembleia Legislativa de 17 a 20 de junho, das 9 às 18h, por iniciativa do deputado Enio Tatto (PT).

O objetivo do seminário é transformar os participantes em debatedores atuantes na elaboração de políticas públicas e capacitá-los como profissionais formadores de opinião pública. O seminário terá carga horária de 24 horas e distribuirá certificado aos participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos emails esportes@ptalesp.org.br e cad@al.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3886-6440/6467/6071.

Entre os destaques do primeiro dia do evento está a palestra de Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho, vice-presidente internacional do Panathlon, que falará sobre Ética no Esporte e Inclusão Social.

Na terça-feira, 18/6, serão discutidos temas como a fisioterapia na recuperação de atletas (a cargo de Helio Nichioka, do Instituto Vita) e artes marciais (Walter Roberto Correia, professor da Escola da Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo). À tarde, A Arte da Capoeira na Formação da Cidadania será debatida pelo mestre em capoeira Gladson de Oliveira Silva e por Vinicius Heine, ambos do Centro de Práticas Esportivas da USP.

O diretor da Divisão de Cardiologia Clínica do Instituto do Coração (Incor), Roberto Kalil Filho, vai expor aos participantes como evitar infarto agudo do miocárdio, na manhã de quarta-feira, 19/6. À tarde, o professor Go Tani, da USP, fala sobre esporte para crianças e jovens.

No último dia do evento, o programa federal Academia da Saúde e as leis e programas estaduais de incentivo ao esporte serão abordados por Thaís Severino Silva (Ministério da Saúde) e Nelson Gil de Oliveira (Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude).

A cerimônia de abertura será realizada às 10h, no dia 17/6, no plenário Juscelino Kubitschek, com a participação dos membros da Mesa Diretora da Assembleia, os deputados Samuel Moreira (presidente), Enio Tatto (1º secretário) e Edmir Chedid (2º secretário). Também estarão presentes o presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, deputado Leandro KLB, e o líder do PT no Legislativo, deputado Luiz Claudio Marcolino.

Na ocasião, serão homenageados o esportista Henrique Nicolini, membro de honra do Panathlon Internacional; José Luiz Ferrarezi, ex-secretário de Esporte de São Bernardo do Campo; o diretor da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Carlos Eduardo Negrão; e Rogério de Almeida Freitas, palestrante da abertura magna do seminário. Freitas, também conhecido pelo pseudônimo Jan Val Ellam, é autor de 18 livros que promovem a cidadania planetária, o aperfeiçoamento pessoal e o desenvolvimento global autossustentável.

Realizado pela Comissão de Assuntos Desportivos, com apoio da Liderança do PT, o Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde tornou-se evento oficial da Assembleia Legislativa a partir de 2012, com a entrada em vigor da Resolução 822/2012, do deputado Enio Tatto. A resolução prevê que o seminário obedeça ao formato de apresentação de palestras e trabalhos acadêmicos. Os textos devem ser publicados pela Assembleia e distribuídos aos participantes e a bibliotecas de instituições de ensino superiores.

alesp