Importância da educação e Fatec foram principais debates na CCTI


13/06/2013 21:45 | Da Redação: Gabriel Cabral - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Gilson de Souza preside reunião na CCTI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126642.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilson de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão, Orlando Bolçone, Ana Perugini, Welson Gasparini e Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126644.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidida por Gilson de Souza (DEM), aconteceu nesta quarta-feira, 12/6, reunião da comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, em que foi aprovada moção do deputado Welson Gasparini (PSDB), que solicita a presidente Dilma Rousseff providências no sentido de que seja restabelecida a proposta original de R$ 6,7 bilhões para o orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Gasparini agradeceu e sugeriu aos colegas da comissão que procurassem trâmites para que os processos andem com mais rapidez pelo Legislativo. Lembrou que o governador Geraldo Alckmin direcionou dois, dos 17 centros de pesquisas, para Ribeirão Preto. Célia Leão (PSDB) apoiou o deputado em suas colocações sobre o tempo de processo das propostas de deliberação. "Agilidade é essencial para o andamento dos bons projetos que a Assembleia tem", concordou Gilson de Souza.

Ana Perugini (PT) falou que 12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infatil. "Lugar de criança é na escola", enfatizou a deputada. Elogiou as Fatecs (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e o Centro Paula de Souza, que de acordo com a deputada, surtem nos jovens bons resultados.

Exemplo de filósofos europeus que mudaram a história de muitos jovens criminosos na Europa inspirou Rafael Silva (PDT) a discorrer sobre a importância de um bom acompanhamento familiar e educacional na vida de crianças.

Além de iniciar um convite para audiência pública à responsável pelo Centro Paula Souza, Laura Laganá, Gasparini pediu a integração de escolas profissionais em presídios. Solicitou ao governo estadual para instalar uma Fatec em cada município com mais de 50 mil habitantes. Gilson concordou com o pedido do parlamentar e discorreu sobre a dificuldade em se criar faculdades públicas no interior.

Também estiveram presentes Reinaldo Alguz (PV) e Orlando Bolçone (PSB).

alesp