Abraço à Guarapiranga neste domingo


14/06/2013 17:40 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:

Cartaz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Morador da região da represa Guarapiranga, na zona sul da Capital, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), participa neste domingo, a partir das 9h, da 8ª edição do Abraço à Guarapiranga, evento promovido por dezenas de organizações da sociedade civil, que visa chamar a atenção para a necessidade de preservação dos mananciais de São Paulo, responsável pelo abastecimento de água para 4 milhões de pessoas. Ele é um dos incentivadores da iniciativa desde a primeira edição.

Tatto chama a atenção para o fato da represa de Guarapiranga ser o manancial mais ameaçado da cidade, que sofre com a especulação imobiliária, a rápida e desordenada expansão urbana, desmatamentos e despejo de esgotos e resíduos. "A Grande São Paulo tem pouquíssima água para abastecer cerca de 20 milhões de habitantes. Atualmente quase todas as fontes de água da região encontram-se poluídas e a garantia de abastecimento público é um desafio para a sustentabilidade da maior metrópole do país", comenta.

Como demonstração de seu compromisso a com a represa, Enio Tatto tem pronto, para a votação na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 245/2011, que determina ao governo do Estado a adoção de medidas compensatórias para os municípios possuidores de áreas de mananciais. "O PL visa estimular o uso racional da água, ao invés de transformar a cobrança pelo seu uso em mais um imposto", justifica. "Os municípios têm importante papel reservado para a proteção e recuperação dos mananciais", acrescenta o 1º secretário.

A ONU declarou 2013 Ano Internacional de Cooperação pela Água. É uma advertência às empresas, governos e sociedade civil para as questões relacionadas à água e saneamento. Em sintonia com a declaração da ONU e atentos e solidários com a tragédia daqueles que estão privados de água, a frase Água fonte de vida para o bem viver foi escolhida como tema do Abraço à Guarapiranga 2013.

Ao mesmo tempo, o tema propõe uma reflexão sobre o consumismo desenfreado da sociedade moderna, que transforma tudo e todos em mercadoria, vendendo a ideia de que para "viver melhor" é necessário consumir sempre mais, sem se preocupar com os desequilíbrios sociais e ambientais que isso causa. Esses desequilíbrios acabam se traduzindo na barbárie e na violência que diariamente aniquilam vidas humanas e destroem os recursos naturais.



PROGRAMAÇÃO

Parque da Barragem " Av. Atlântica, altura do 102 DP - Capela do Socorro

A partir das 9h30

Oficinas de ikebana, sustentabilidade, atividades ambientais e apresentações culturais, maracatu, capoeira, Sarau Cooperifa, johrei, produtos orgânicos das Apas Bororé-Colônia e Capiva-Monos etc.

10h " Saída do passeio ciclístico;

11h " Plantio e distribuição de mudas;

12h " Arrastão musical, cortejo do Abraço à Guarapiranga.



Jardim Ângela - M`Boi Mirim

8h - Saída de caminhadas das Paróquias da Região em direção ao Parque Ecológico do Guarapiranga;

10h - Celebração de Missa Campal no Parque Ecológico do Guarapiranga;

11h30 - Plantio de mudas;

12h - Abraço simbólico à Guarapiranga.



Solo Sagrado - Parelheiros

A partir das 9h30

9h30 " Oficinas de horta caseira, ikebana e reciclarte;

9h30 " Limpeza da orla da Guarapiranga;

10h- Eco-movie (filmes ambientais);

12h - Abraço simbólico à Guarapiranga.

alesp