Escola de Itapeva comemora 100 anos


18/06/2013 12:05 | Da assessoria do deputado Ulysses Tassinari

Compartilhar:

Maria José Oliveira e Ulysses Tassinari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126793.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ulysses Tassinari (PV) participou da solenidade de abertura das comemorações dos 100 anos de fundação da Escola Municipal Cel. Acácio Piedade de Itapeva. "Em nome da diretora Maria José Oliveira; da professora Marli Vila Nova, representante dos professores; da funcionária Rita de Cássia Rosa, representante dos funcionários; e da mãe Suelen Araújo, representante dos pais de alunos, parabenizo a todos pelos 100 anos do colégio formando cidadãos. Motivo de muito orgulho para todos nós", disse o parlamentar.

Em 2010, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). Com o tombamento, deverão ser respeitadas as características originais do prédio e as reformas ou adequações necessitarão de consultas prévias ao órgão.

A escritura pela qual o município doava o terreno ao governo do Estado foi lavrada, na capital e assinada pelo coronel Acácio Piedade e pelo procurador do Estado Artur Varela. A construção da escola, iniciada em janeiro de 1911, foi realizada pelos construtores Cezar Belézia e João Cavani. Já a inauguração ocorreu em 15 de dezembro de 1913 com presença do deputado estadual coronel Acácio Piedade que entregou as chaves da unidade ao corpo docente. Em 14 de novembro de 1917, o governo do Estado homenageou o deputado, por meio de decreto, dando ao grupo escolar o nome de Cel. Acácio Piedade.

ulyssestassinari@al.sp.gov.br

alesp