Infraestrutura vai acompanhar as desapropriações do Rodoanel Leste

Subcomissão irá acompanhar desapropriações em Itaquaquecetuba, Suzano e Arujá
20/06/2013 13:23 | Da Redação: Joel Melo Fotos: Maurício Garcia

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Infraestrutura do dia 18/6<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126878.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dilador Borges <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Santana <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126906.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Analice Fernandes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Santana (ao microfone) preside a reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126881.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Genésio Betiol jr da ARSESP  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126907.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Depois de apreciarem o requerimento de Alencar Santana (PT), e criar uma subcomissão para discutir e encaminhar soluções para as questões referentes às desapropriações para obras do Rodoanel Leste, os deputados da Comissão de Infraestrutura, que se reuniram nesta terça-feira, 18/6, fizeram uma oitiva do diretor da Arsesp, Genésio Betiol Júnior, para que ele fizesse esclarecimentos sobre os acompanhamentos às geradoras de energia no Estado de São Paulo.

As principais questões apresentadas cobraram de Betiol um posicionamento sobre a qualidade do serviço de energia elétrica entregue à população. O diretor da Arsesp disse que "a tarifa é muito cara e o serviço pode avançar muito para um aperfeiçoamento nos indicadores". Os indicadores principais a que Betiol se referiu são o número de apagões e o tempo das interrupções. Betiol disse que em 2012, a média de interrupções no Estado de São Paulo foi de 12h, contra 11,2h em 2011, segundo ele, uma média muito alta, mas que tende a diminuir à medida que hajam mais recursos para fiscalização e lembrou que São Paulo consome quase 1/3 de toda a energia elétrica consumida no país.

Fiscalização

Geraldo Cruz (PT) questionou o fato de Betiol ser funcionário da Cesp e perguntou se não há uma proibição de uma pessoa ser diretora de um órgão que fiscaliza a empresa para a qual ela trabalha. Betiol disse que sim, que há esse impedimento, mas que a Arsesp não fiscaliza a Cesp. "Quem fiscaliza a Cesp é a Aneel, mas se houver um entendimento de que eu não possa ser funcionário da Cesp, eu me desligo", respondeu Betiol.

Zico Prado (PT) questionou Betiol sobre o programa Luz para Todos e Betiol disse que o programa já beneficiou cerca de 100 mil famílias no Estado e mais de 10 milhões de pessoas no país. Disse, ainda, que São Paulo está perto da universalização. "Até 2014 chegaremos à universalização e ficarão de fora apenas alguns locais com proteção ambiental e algumas ilhas, onde a viabilização será feita por meio da energia solar".

Participaram da reunião da Comissão de Infraestrutura os deputados Dilador Borges, Analice Fernandes e Ramalho da Construção (todos do PSDB), André do Prado (PR) e Alex Manente (PPS), além dos já citados. Alencar Santana (PT) presidiu a reunião.

alesp