Museu de Arte - Vera Cerqueira


19/06/2013 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Vera Cerqueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126887.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vibração I<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126888.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vibração II<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126889.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Museu de Arte Vera Cerqueira: criações abstratas impregnadas de luminosa variação rítmica

Na busca de uma autonomia estrutural e de uma autosuficiência sintática, a pintura de Vera Cerqueira consegue alcançar aquelas referências objetivas reduzindo, por um processo de sintetismo construtivo, os nexos formais de sua recriação.

Certas gestualidades cromáticas que conservam a fragância do mundo idealizado pela artista e depurado de toda particulariedade descritiva, conseguida por valores absolutos de ritmo e de cor.

As formas abstratas de matriz construtiva são determinantes no desenvolvimento de sua pintura, do seu gestualismo pictórico e liricamente absoluto. Elas constituem um componente incisivo na leitura de sua função sintática. Por detrás desses conteúdos expressivos-simbolicos podemos observar também uma composição diferenciada.

Seu cromatismo, criado pela colagem de papeis pintados, torna-se luminoso através de um tecido que transmite vibração e energia. Determinando a topografia formal de seu espaço imaginativo, a artista cria percursos festivos que acentuam a tensão a uma lírica plenitude luminosa.

Nessa direção, Vera Cerqueira procede seguindo o princípio da variação ritmica que cria o dinamismo de suas parábolas, as quais atravessam o espaço indimensionável dando continuidade regeneradora da própria emanação luminosa.

Das obras "Vibração I" e "Vibração II", doadas ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, emerge um respiro natural que carrega as formas de sutis e elegantes evocações.

A Artista

Vera Cerqueira, pseudômino artístico de Vera Garcia Leoni de Cerqueira, nasceu em Campinas em 1935. Reside há mais de 30 anos em São Paulo, onde instalou seu atelier. Apaixonada pelas artes plásticas, freqüentou desde cedo grupos de trabalho com os artistas Antonio Victor e Cherbel, bem como os ateliers de Alfredo Volpi e Jameli.

Participou de cursos de difusão cultural na Escola de Comunicação e Arte da USP (1993 a 1995), com as professoras Lisbeth Rebolo Gonçalves, Ana Mae Barbosa e Ricardo Ribenboim, além de cursos livres na Escola Panamericana de Arte e na Fundação Armando Alvares Penteado. Em 1999 seguiu cursos na Art Students Ligue, em Nova York.

Entre as diversas exposições que realizou, destacam-se: Espaço Cultural da Escola Panamericana de Arte, SP (1976); Salão de Artes Plásticas de Itu, SP; Salão de Artes Plásticas de Taubaté, SP (1977); Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (1978); Espaço Cultural de Piracicaba, SP (1979 e 1983); Galeria do Sol, São José dos Campos, SP (1979); Espaço Cultural da Caixa Economica Estadual, SP (1980); I e II Salão Paulista de Artes Plásticas, SP (1980 e 1981); X Salão de Arte Contemporânea de Santo André, SP; Salão Paranaense de Arte, Curitiba, PR (1982); Paço das Artes, SP (1987); Espaço Cultural Gazeta, Suas encontram-se em diversas coleções particulares e no Acervo Artístico do Palácio 9 de julho.

alesp