Fernando Henrique Cardoso abre o 1º Simpósio de Segurança Cidadã nesta terça-feira, na Alesp


24/06/2013 20:47 | Da Redação

Compartilhar:

Fernando Henrique Cardoso fará a palestra de abertura do 1º Simpósio de Segurança Cidadã, nesta terça-feira, 25/6, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127020.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso fará a palestra de abertura do 1º Simpósio de Segurança Cidadã, nesta terça-feira, 25/6, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa. Além de FHC, que falará sobre o tema Por uma Sociedade Decente, o evento contará com as análises de especialistas no tema, ex-ministros, membros do Judiciário e autoridades policiais do Brasil e do exterior.

O evento, organizado pela ONG Instituto Chamberlain de Estudos Avançados/Núcleo de Articulação Voluntária, com apoio do deputado estadual Ramalho da Construção (PSDB), tem como objetivo debater o tema Segurança por diversos ângulos: crimes do poder, crimes do cotidiano e experiências internacionais.

Programação

O 1º Simpósio de Segurança Cidadã será aberto às 9h pelo deputado Antonio de Souza Ramalho, pelo presidente da Assembleia Samuel Moreira e pelo ex-presidente da República Fernando Henrique, que será o primeiro palestrante em painel que terá como debatedores José Roberto de Souza Dias, presidente do Instituto Chamberlain/NAV; Roberto Betti, presidente da comissão organizadora do simpósio; e Clóvis Carvalho, ex-ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Colarinho branco

Das 10h30 às 12h30, o tema a ser debatido será Crimes do Poder e dos Danos para a Sociedade e a Democracia, tendo como debatedores o corregedor-geral da Administração do estado de São Paulo, Gustavo Ungaro; o cientista político Eduardo Graeff (secretário-geral da Presidência na gestão de FHC); o ex-ministro da Justiça José Gregori, e a presença ainda não confirmada dos ministros Gilmar Mendes (STF) e Eliana Calmon Alves (STJ).

Crimes comuns

O simpósio prossegue no período da tarde. Das 13h30 às 15h30, acontece a discussão do tema Crimes do Cotidiano: Sala ou Cela, com o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini; o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da capital, Eliseu Gabriel; a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannela; o especialista em direito alternativo Edmundo Lima de Arruda Júnior, o consultor de segurança pública Túlio Kahn, e a presença não confirmada do professor de direioto penal e processual penal Luiz Flávio Gomes.

Das 16h às 18h, a última rodada de debates terá como tema: Vigésima Quinta Hora: Quem Ganha. Os debatedores convidados são o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Benedito Meira; o delegado-geral de polícia Maurício Blazeck; o diretor da empresa de cursos na área de segurança Uspit Brasil, Charles Saba; o superintendente de polícia do Condado de Lake (EUA), Richard Rippy; e o comandante da SWAT da cidade de Eustis (EUA), Shane Mc Sheehy.

O encerramento do simpósio ocorrerá às 18h com a presença ainda não confirmada do governador Geraldo Alckmin.

alesp