Quinze anos do software Virtual Vision


25/06/2013 12:48 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:

Vanessa Damo fala durante celebração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127038.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vanessa Damo (PMDB) prestigiou, em 24/6, no Hotel Renaissance, em São Paulo, o evento que celebrou os 15 anos do software Virtual Vision, desenvolvido pela empresa MicroPower. O programa oferece autonomia às pessoas com deficiência visual para a utilização do Windows, Office, Internet Explorer e outros aplicativos, através da leitura dos menus e telas desses programas por um sintetizador de voz.

O Virtual Vision "varre" os programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação por menus, telas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo.

A navegação é realizada por meio de um teclado comum, e o som é emitido através da placa de som presente no computador. Nenhuma adaptação especial é necessária para que o programa funcione e possibilite a utilização do computador pela pessoa com deficiência visual, o que dispensa a utilização de sintetizadores externos.

O programa também acessa o conteúdo presente na Internet através da leitura de páginas inteiras, leitura sincronizada, navegação elemento a elemento e listagem de hyperlinks presentes nas páginas.

Na atividade, que reuniu representantes de diversas entidades voltadas às pessoas com deficiência, Vanessa colocou-se à disposição para receber sugestões de projetos de lei que possam proporcionar mais qualidade de vida a esse público. "Vocês são pessoas que possuem experiência nessa questão e, para as ideias que possam ser transformadas em projetos de lei na Assembleia Legislativa, contem comigo. Ações voltadas às pessoas com deficiência são de extrema importância. É tema prioritário no meu trabalho parlamentar", salientou.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp