Ato contra privatização de parques estaduais


25/06/2013 18:01 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Marcos Martins e Luiz Claudio Marcolino recebem abaixo-assinado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Autoridades lutam para barrar PL que prevê privatização de parques estaduais de SP. O deputado Marcos Martins (PT), membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, posiciona-se contra a "venda do verde".

Na manhã de domingo, 23/6, milhares de pessoas reuniram-se em frente ao Pico do Jaraguá, num ato contra a privatização do parque estadual. Localizado no mais alto ponto de São Paulo, o parque sempre teve entrada gratuita, servindo como principal lazer da população " principalmente mais carente " da região. O Projeto de Lei 249/13, de autoria do governador Geraldo Alckmin, e o Decreto 57.401, utilizado pelo secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas quando este oferece os parques estaduais como potencial de investimento a empresário, por exemplo, do setor hoteleiro, estão sendo fortemente questionados pela população, por ecologistas e também por autoridades políticas que compartilham do desejo da não-privatização dos parques, patrimônio público e de responsabilidade estadual.

O encontro contou com fala de autoridades presentes, que lutam contra a privatização dos parques estaduais, e acabou em concentração de manifestantes seguida de "abração pelo parque", momento em que todos deram as mãos e cantaram o hino do Brasil. Num momento de consecutivas manifestações no país, a força do povo contra projetos escabrosos e obscuros parecia ter se reverberado ali também. Via-se no rosto e na voz de cada manifestante a vontade de preservar o que é bom. Os presentes pediam ao governador Geraldo Alckmin para que deixasse o parque em paz.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp