Ato solene em homenagem aos tropeiros


26/06/2013 19:09 | Da assessoria do deputado João Caramez Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

João Caramez e Fábio Holtz  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene em homenagem os tropeiros paulistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127168.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Tropeiros paulistas recebem homenagem <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127169.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127170.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição dos Tropeiros, no Hall Monumental da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127171.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene em homenagem os tropeiros paulistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127183.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) realizou, na terça-feira, 25/6, ato solene, na Assembleia Legislativa, para homenagear os tropeiros paulistas. Na sequência do evento, que aconteceu no auditório Paulo Kobayashi, foi realizada a abertura oficial da Exposição dos Tropeiros, no Hall Monumental.

Incentivador de projetos de estímulo à cultura e coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico (Fremitur), o deputado Caramez participa ativamente de atividades e ações que estimulam o desenvolvimento do turismo rural e cultural. "Nosso objetivo, com este ato, é homenagear e parabenizar a comunidade tropeira pelo resgate da história do povo paulista, ressaltando a importância do respeito às tradições", disse o deputado.

Caramez também é o autor da Lei 14.078/2010, que deu o nome de Caminho Paulista das Tropas à rodovia SP 259, que começa na SP 249 (bairro da Capelinha) e se prolonga até o perímetro urbano do município de Itararé, cruzando a SP 267 e a SP 258. No mês passado, o parlamentar percorreu este trecho durante a 8ª Tropeada de Itararé a Sorocaba Caminho Paulista das Tropas, evento que reuniu mais de 150 tropeiros.

O secretário executivo do Caminho Paulista das Tropas, Orailson Pereira, fez um agradecimento especial ao deputado. "Temos aqui um amigo tropeiro que exerce a função de deputado estadual, Caramez que sempre esteve e sempre está presente, prestigiando eventos culturais da comunidade tropeira. Ele é um deputado do povo, um deputado amigo dos tropeiros."

Apresentações do Grupo de Viola Caipira de Votorantim e da Orquestra Sanfônica da cidade de Boituva, palestra de representantes da comunidade tropeira e contos que relataram fatos da história tropeira marcaram o evento. O ato solene teve ainda homenageados para alguns representantes do tropeirismo paulista, como José Xavier Leme, o Zico Tropeiro; e Juliana Godinho; o historiador Geraldo Bonadio; e o escritor Carlos Solera.

O evento reuniu tropeiros de diversas cidades paulistas e contou também com as presenças de prefeitos, vereadores, secretários de turismo e representantes do tropeirismo paulista.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp