Inauguração de projeto ambiental na sede do Inpe


28/06/2013 09:38 | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Santos (1º à  esq.) em reunião no Inpe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127269.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sebastião Santos (PRB) participou nesta quinta-feira, 27/6, com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, da inauguração do Projeto Furnas e as plataformas Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental (Sima) de Aquicultura, projetados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Embrapa Meio Ambiente.

A inauguração ocorreu na sede do INPE, em São José dos Campos, onde foi apresentada a tecnologia a ser fundeada no Reservatório de Furnas, localizado em Minas Gerais.

O projeto dá suporte para a consolidação de indicadores ao plano de monitoramento e gestão ambiental da aquicultura. Tem por objetivo desenvolver um modelo para monitoramento e avaliação de impactos na criação de peixes em tanques-rede para a gestão ambiental de parques aquícolas.

O Sima coleta dados de variáveis meteorológicas como direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, radiação incidente e refletida, temperatura do ar e umidade relativa. E ainda calcula as variáveis limnilógicas: temperatura da água em várias profundidades, PH, oxigênio dissolvido, condutividade, clorofila A, turbidez, nitrato e amônia.

sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp