Projeto cria curso de Engenharia de Alimentos na Unesp de Dracena


02/07/2013 15:04 | Da assessoria do deputado Mauro Bragato

Compartilhar:

Unesp de Dracena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mauro Bragato (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de lei 429/2013, que cria o curso de Engenharia de Alimentos na unidade de Dracena da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O Campus de Dracena oferece atualmente os cursos de graduação em Zootecnia e em Engenharia Agronômica.

O objetivo é aproveitar o potencial do campus e oferecer formação multidisciplinar nas frentes das ciências dos alimentos, como química, bioquímica,mMicrobiologia, nutrição e outras voltadas para o domínio das matérias-primas alimentícias de origem vegetal e animal. A formação será complementada com disciplinas de informática, embalagens, controle estatístico de qualidade, meio ambiente e resíduos industriais, além das voltadas à economia e à administração das organizações.

No projeto, Bragato justifica dizendo que o crescimento populacional e a gradativa concentração em centros urbanos trouxeram dificuldades de abastecimento de alimentos, tanto na produção, na distribuição. "Considerando a vocação agroindustrial do Brasil, é preciso racionalizar a produção e aumentar a vida útil dos alimentos, com qualidade e preço competitivos, o que somente pode ser alcançado mediante o uso intensivo de tecnologia. Essa demanda abre inúmeras possibilidades de atuação do engenheiro de alimentos", completou.

O projeto será distribuído para as comissões da Casa e, quando pronto para Ordem do Dia, poderá ser votado pelo plenário da Assembleia.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp