Deputados participam de lançamento de consulta pública para Linha 18 Bronze do Metrô

Com direção ao ABC, por meio de monotrilho, essa será a primeira linha a sair da capital
04/07/2013 19:37 | Da Redação Foto: Edson Lopes Jr.

Compartilhar:

Governador Geraldo Alckmin,na coletiva concedida à imprensa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127485.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prefeito da capital, Fernando Haddad e governador Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Haddad e Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127487.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades na abertura da consulta pública para o edital da PPP (Parceria Público-Privada) que prevê a construção da Linha 18-Bronze do Metrô<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127488.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Governador Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127489.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados Alex Manente (PPS), Ana do Carmo (PT), Marcos Neves (PSB) e Regina Gonçalves (PV) participaram nesta quinta-feira, 4/7, da abertura da consulta pública para o edital da PPP (Parceria Público-Privada) que prevê a construção da Linha 18-Bronze do Metrô, feita pelo governador Geraldo Alckmin, em coletiva concedida à imprensa no Palácio dos Bandeirantes. A linha será construída em monotrilho e ligará as estações Tamanduateí, na zona leste da capital, e Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo.

A Concessão Patrocinada para a Prestação dos Serviços Públicos de Transporte de Passageiros da Linha 18-Bronze do Metrô prevê a implantação das obras civis e dos sistemas, aquisição dos trens, operação, conservação e manutenção. O valor total previsto para sua implantação é de R$ 3,5 bilhões. De acordo com o governador, esta PPP "é mais avançada. É integral, envolve o setor privado desde a desapropriação à operação".

Na internet para transparência

O edital, contrato e demais anexos da consulta pública serão disponibilizados gratuitamente por meio da internet, no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, pelo período de 30 dias, para recebimento de sugestões de interessados. A consulta pública objetiva abrir para a população as informações que envolvem o contrato para a obra, operação e manutenção da Linha 18. Desta forma, os cidadãos e empresas podem se manifestar sobre a minuta de edital. Após as sugestões, o Conselho Gestor de PPP tem o prazo de 30 dias para incorporar ou não as sugestões propostas.

Na primeira fase, a Linha contará com 14,9 km de extensão, atendendo aos municípios de São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo. Terá 13 estações.

Além da obra de monotrilho ter custos menores, sua construção é mais rápida do que o metrô convencional. O sistema de monotrilho apresenta ainda menor impacto à paisagem urbana e de ruído.

A cerimônia contou, ainda, com a participação de diversas autoridades. Entre elas, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o prefeito da capital, Fernando Haddad, diversos prefeitos do ABCD paulista, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini.

fonte: www.sp.gov.br

alesp