Comemorações da Revolução de 1932 em Rio Preto


10/07/2013 16:23 | Da assessoria do deputado Orlando Bolçone

Compartilhar:

Bolçone e coronel Azor no desfile comemorativo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127562.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Orlando Bolçone (PSB) participou em São José do Rio Preto das comemorações da Revolução Constitucionalista de 1932, como convidado especial do comando do CPI-5 e da Sociedade Veteranos de 32.

Além da tradicional parada militar, foram prestadas homenagens a pessoas da cidade ligadas à luta democrática. Duas receberam a Medalha Capitão Sinézio de Mello Oliveira e 18 foram agraciadas com a Medalha do MMDC - nome do levante revolucionário paulista que precedeu a Revolução Constitucionalista de 1932, iniciais dos sobrenomes dos estudantes mortos na ocasião: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.

A cerimônia, na sede do Comando do Policiamento do Interior-5, contou com a presença de familiares de combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. Três estavam presentes. Um deles é José Tochi, 100 anos. Eliete Tochi Rossi, 62 anos, sua filha, disse que vivia ali "um sentimento de muito orgulho", pela participação do pai na luta por um Brasil melhor, 81 anos atrás.

O comandante do CPI-5, coronel Azor Lopes da Silva Júnior disse que a cerimônia de 9 de Julho representa "o resgate da história de uma luta muito forte." O deputado Bolçone afirmou que a democracia se constrói e se consolida com "homens que lutam", como os jovens que foram às ruas em 1932 e os jovens que saem às ruas no Brasil de hoje.

orlandobolcone@al.sp.gov.br

alesp