Dia de Conscientização sobre a Esclerodermia


12/07/2013 15:40 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:

Vanessa Damo (centro) e especialistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127607.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vanessa Damo (PMDB) promoveu no sábado, 29/6, evento na Assembleia Legislativa que marcou o Dia de Conscientização sobre a Esclerodermia, doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo, ligada a fatores autoimunes. A peemedebista é autora da Lei 14.939/2013, que instituiu a data (29 de junho) no Calendário Oficial de Eventos do Estado de São Paulo.

Dedicar um dia do ano a esclarecimentos sobre a esclerodermia foi uma ideia dada a Vanessa por Ana Veríssimo Florezi, moradora de São João da Boa Vista. Sua filha, Ana Paula, de 30 anos, tem a doença há dez anos, porém, com a falta de conhecimentos sobre a enfermidade, inclusive dos profissionais da área da saúde, o diagnóstico correto só foi dado em 2006. "Ter essa data é uma vitória sem tamanho. É preciso ser muito humano para enxergar além e, felizmente, encontramos na deputada Vanessa Damo essa sensibilidade", disse Ana.

"Sinto-me muito feliz por ter conquistado a sanção dessa lei, que é tão importante para propagar as informações, ampliando a troca de experiências, para que os pacientes possam viver melhor e para que seja possível o diagnóstico precoce da doença. Tenham em mim uma aliada nessa luta", salientou Vanessa.

O evento foi marcado por palestras ministradas por profissionais de diversas áreas. A presidente da Associação Brasileira de Pacientes de Esclerose Sistêmica (Abrapes), espera que a lei paulista sirva de exemplo para extensão nacional.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp