3ª Conferência Intermunicipal de Cultura em Poloni


16/07/2013 18:00 | Da assessoria do deputado Orlando Bolçone

Compartilhar:

Bolçone fala no encontro cultural em Poloni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127694.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Bolçone (PSB) participou, no dia 12/7, da 3ª Conferência Intermunicipal de Cultura, realizada em Poloni, no Noroeste paulista.

Sob coordenação da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista Professor Gilberto Morgado (AGcip) e da Diretoria Municipal de Cultura de Poloni, o encontro discutiu o tema "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura".

Participaram do encontro representantes de 54 municípios paulistas, quatro deputados estaduais, um deputado federal, o secretário nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, o representante do Ministério da Cultura em São Paulo, Valério Bemfica, o presidente da AGcip, Samir Karnib, e o consultor da Unesco Heitor Gaudenci.

Autor de projeto de lei que institui ingresso a R$ 1 às segundas-feiras no Estado de São Paulo, em tramitação na Assembleia Legislativa, Bolçone disse que a cultura tem de buscar integração com a economia criativa.

Citou os consórcios culturais como meio de avançar com projetos culturais, especialmente em pequenos municípios. "Sozinha, Poloni não conseguiria fazer um evento dessa magnitude. Mas integrada com mais de 50 cidades, consegue".

Jocelino Soares, um dos coordenadores, disse que a conferência atendeu aos anseios dos "fazedores de artes", num primeiro momento, "e gostaria que prosperasse", com base em documento final aprovado pelos delegados culturais.

orlandobolcone@al.sp.gov.br

alesp