Valorização cultural do interior


17/07/2013 17:33 | Da assessoria do deputado Carlão Pignatari

Compartilhar:

Pignatari (à dir.) e lideranças do Noroeste paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127718.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlão Pignatari (PSDB) participou, no dia 12/7, da 3ª Conferência Intermunicipal de Cultura na cidade de Poloni. O evento, promovido pela Agcip (Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista), reuniu representantes de 50 cidades da região Noroeste paulista e teve como anfitrião o prefeito de Poloni, Rinaldo Escanferla (Curimba) e o presidente da Conferência, Edemilson do Valle (Sete).

Participaram ainda o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula; o presidente do Consórcio Culturando, Sérgio Melo (prefeito de Guaíra); o presidente da Agcip, Samir Karnib; o deputado federal José Mentor (PT-SP), e os deputados Sebastião Santos (PRB), Orlando Bolçone (PSB) e João Paulo Rillo (PT). Também estiveram presentes os vereadores de Poloni: Hemerson Marinoto, Jesus Ferreira de Freitas, Juraci Romildo Tonetti, Domingos Vitor Tostes Filho, Odair Rabelo e Valentim de Paula Ribeiro.

De acordo com o deputado Carlão Pignatari, a Conferência teve como foco os debates sobre a importância da cultura nas políticas públicas locais. Para Carlão, "o governo deveria investir mais no setor, pois, assim os municípios darão a valorização devida para o surgimento de uma política cultural perene".

O deputado tucano disse ainda que "é preciso que as mudanças, exigidas pelos recentes manifestos de rua, comecem a acontecer em todos os âmbitos, para o País avançar".

Carlão cobrou uma melhor atuação dos conselhos municipais de cultura, para que os consórcios funcionem efetivamente em defesa das causas e das tradições culturais, "para que não deixem nossa história desaparecer". Lembrou como exemplo a Estrada Boiadeira, que deve ser preservada, pois tem sua história atrelada à história de muitas cidades da região. "Votuporanga é uma das cidades que nasceram do movimento da Boaideira. Vamos trabalhar para fortalecer a cultura interiorana", destacou. Carlão se prontificou a ajudar o Consórcio Culturando a buscar recursos do governo do Estado para cultura.

carlaopignatari@al.sp.gov.br

alesp