Deputados participam de eventos da Jornada Mundial da Juventude

Comitiva de representação deve assistir missa no Rio de Janeiro e em Aparecida do Norte
18/07/2013 18:10 | Da Redação

Compartilhar:


Uma comitiva de parlamentares, formada pelos deputados Roberto Engler, Cauê Macris, Marcos Zerbini , Maria Lúcia Amary (todos do PSDB), Afonso Lobato, Reinaldo Alguz, Ulysses Tassinari (todos do PV), Roberto Morais (PPS) e Ed Thomas (PSB), coordenador da Frente de Acompanhamento da pré-Jornada da Juventude, devem participar, em 28/7, da missa que será celebrada pelo papa Francisco no Campus Fidei, no Rio de Janeiro. O presidente Samuel Moreira participará da missa que acontecerá em Aparecida do Norte, no dia 24/7.

Criada pelo Papa João Paulo 2º, em 1984, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é o grande encontro global de toda a juventude da igreja católica com o papa. A primeira edição aconteceu em Roma, em 1986, e a segunda em Buenos Aires, em 1987. Desde então, o encontro acontece a cada dois anos em um país diferente. Em 2011 foi em Madri e a 28ª edição da JMJ acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28/7.

A jornada apresenta aspectos religiosos, sociais, culturais, humanitários e econômicos e sempre leva para as cidades sedes uma média de 2 milhões de pessoas. Para o encontro do Rio, espera-se 2,5 milhões de jovens.

O tema da Jornada Mundial da Juventude de 2013 foi inspirado em um versículo do Evangelho de Mateus: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações.

Na semana que antecede a JMJ, São Paulo acolhe cerca de 200 mil jovens, de várias localidades do mundo, que participam de missas, visitam comunidades carentes, conhecem nossa cultura e têm acesso à vida religiosa da população.

Missa em Aparecida

O papa Francisco celebrará missa em português no Santuário Nacional de Aparecida, em 24/7, às 10h. Na cidade, o papa Francisco fará um passeio na área do santuário no papamóvel. Segundo informações do Vaticano, o santuário será aberto por volta das 5h e terá espaço para 15 mil pessoas.

O pontífice chega ao Rio de Janeiro no dia 22/7. Em sua agenda estão previstos encontro com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, e uma visita à favela pacificada de Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte da cidade.

A programação está disponível no site oficial do evento www.rio2013.com/pt

alesp