Luta pela vacinação contra HPV continua


02/08/2013 10:02 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Deputada defende vacinação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A luta de Ana Perugini (PT) pela implantação da vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), vírus causado do câncer do colo do útero, na rede pública do Estado de São Paulo teve mais um avanço no dia 24 de julho. Nessa data, o Projeto de Lei 326/2012, de sua autoria, foi publicado e transformou-se na Lei 15.098/2013, que institui o dia 11 de Março como o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero.

Em 2007, a deputada apresentou o Projeto de Lei 708, que prevê a implantação da vacinação contra o vírus HPV, causador do câncer do colo do útero, na rede pública de saúde no Estado de São Paulo.

Com a aprovação do projeto da vacinação, em tramitação na Assembleia Legislativa, mulheres de nove a 26 anos de idade receberiam a vacina no sistema público de saúde. A iniciativa já conta com pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Higiene e de Finanças e Orçamento e aguarda votação.

Em julho, o trabalho da deputada em torno da vacinação já tinha recebido boas notícias. No dia 1º, o Ministério da Saúde anunciou a oferta da vacina contra o HPV no SUS - Sistema Único de Saúde, a partir de 2014. Na decisão do Governo Federal, a vacinação contemplaria meninas de 10 e 11 anos.

O dia 11 de março foi escolhido em homenagem ao dia do nascimento de Harald Zur Hausen, médico que colaborou positivamente para a promoção do combate e prevenção à doença.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp