Deputados participam de inauguração da nova sede do Paula Souza e da Etec Santa Ifigênia

Estado investiu R$ 85 milhões nas obras, que vão ajudar na revitalização do centro de São Paulo
05/08/2013 20:14 | Da Redação: Fotos: Cibele Marques e Flávia Louzane

Compartilhar:

Laura Laganá, Dilador Borges, Rodrigo Garcia, Geraldo Alckmin e funcionários do Paula Souza e da Etec Santa Ifigênia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128073.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nova sede do Centro Paula Souza e a Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128074.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez, Lobbe Neto, Laura Laganá e  funcionários do Paula Souza e da Etec Santa Ifigênia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128075.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Interior da nova sede do Centro Paula Souza e a Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128076.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Funcionárias do Centro Paula Souza e a Escola Técnica Estadual (Etec) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128077.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Serra, Geraldo Alckmin e Estevam Galvão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 5/8, o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, inauguraram a nova sede do Centro Paula Souza e a Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na capital. A cerimônia também contou com a presença da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, dos deputados João Caramez, Estevam Galvão, Dilador Borges e diversas autoridades.

O Estado investiu mais de R$ 85 milhões nas obras. Este valor inclui a construção da sede administrativa do Centro Paula Souza e do prédio da Etec Santa Ifigênia, além da recuperação e adaptação do imóvel que abriga o Centro de Capacitação de Professores.

Um símbolo para o ensino técnico

O secretário Rodrigo Garcia enfatizou que o evento desta manhã marcou um símbolo para o ensino técnico. "Essa é uma obra pública que além de representar a grandiosidade do Paula Souza vai impactar o entorno do centro de São Paulo. Hoje, a população pede qualidade no ensino, e é isso que o Centro Paula Souza oferece a mais de 300 mil alunos, homens e mulheres, que recebem conteúdos adequados para atuarem no mercado de trabalho", completou.

A escolha do local " um terreno de 6.680 m² " para a construção dos prédios teve como objetivo contribuir para a revitalização da região central da cidade de São Paulo. Os arquitetos Pedro Taddei Neto, presidente do conselho da Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam), e Francisco Spadoni foram os criadores do projeto.

Nova sede

Após manter suas atividades por mais de 40 anos no prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo para a Escola Politécnica da USP, no Bom Retiro, no início de junho a administração central do Centro Paula Souza se mudou para o bairro de Santa Ifigênia. A transferência se deu para atender às necessidades de expansão física da instituição.

As novas instalações - as primeiras públicas construídas recentemente na região - ocupam o quadrilátero formado pelas Ruas Timbiras, Andradas, Aurora e General Couto de Magalhães, entre as Estações Luz e República do Metrô.

A sede do Centro Paula Souza está distribuída em um bloco com 8.418,65 m² de área construída que abriga subsolo, térreo, mezanino, quatro pavimentos destinados à área administrativa e um andar reservado ao restaurante.

No prédio ao lado - um edifício já existente que foi preservado das demolições, recuperado e adaptado - fica o Centro de Capacitação de Professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

Etec Santa Ifigênia: gastronomia e eventos

Implantada no segundo semestre de 2012, a Etec iniciou suas atividades com o curso técnico de cozinha. Neste ano, passou a oferecer o curso de eventos. Ambos nos períodos da manhã e da tarde. São 310 os alunos matriculados na unidade.

O Centro Paula Souza firmou convênio com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), tradicional escola de enogastronomia italiana, para a instalação de um centro de hospitalidade para a Etec Santa Ifigênia. A parceria tem como proposta o investimento na formação dos jovens, considerando o crescimento do mercado tendo em vista os dois grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos: a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.

Alguns dos equipamentos para o centro de hospitalidade foram doados por quatro empresas italianas: Angelo Po Grandi Cucine S.P.A; Bake off Italiana S.R.L; Moretti Forni S.P.A; e Valmar Global D.O.O. Entre os equipamentos estão fornos combinados, fornos elétricos, máquinas para sorvete, refrigerador, fogões, freezer e modeladora de pizza, distribuídos nos cinco laboratórios, sendo 3 de Cozinha, 1 Cozinha de Demonstração e 1 de Panificação, Doçaria e Chocolataria.

Entre os ambientes do bloco da unidade, que tem 10.698,22 m² de área construída, estão 19 salas de aula, outros 6 laboratórios (Bar e Cafetaria, Bar e Restaurante, Enologia, Recebimento e Limpeza e 2 de Informática), biblioteca e quadra poliesportiva.

Fonte: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/

O Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas " unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec ", em 285 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.

alesp