Início das obras contra enchentes da zona noroeste de Santos


06/08/2013 19:22 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:

Telma de Souza fala durante ato de assinatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128113.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Prefeita de Santos responsável pelas obras preliminares de combate às enchentes na zona noroeste de Santos, Telma de Souza (PT) participou em 5/8 da assinatura da ordem de serviço para a execução da primeira fase do programa de macrodrenagem da região, que deve começar até o final deste mês.

O programa foi viabilizado com o repasse de R$ 180 milhões da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do governo federal. A verba já foi empenhada pela presidente Dilma Rousseff.

Os primeiros bairros beneficiados com o fim dos alagamentos serão Saboó, Castelo e Rádio Clube, ao mesmo tempo. Na segunda fase, o programa atingirá os bairros São Jorge, Caneleira e Chico de Paula. Na terceira, Santa Maria, Bom Retiro e Ilhéu Baixo.

Ao longo de 30 meses, serão construídas na região cinco estações elevatórias, seis comportas, duas galerias, além do desassoreamento dos rios São Jorge e Lenheiros e reconstrução de metade do canal da avenida Hugo Maia. O sistema permitirá o recolhimento de água com a separação dos resíduos sólidos.

"Os problemas da zona noroeste de Santos, sobretudo nas áreas de saneamento e habitacional, fazem com que a cidade viva duas realidades distintas: a da região da orla, onde os serviços são satisfatórios, e a da periferia, onde falta quase tudo", destacou Telma. Segundo ela, o recente desempenho de Santos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que se apresenta como a sexta melhor cidade do Brasil em qualidade de vida, "não diz respeito às lamentáveis condições às quais a população da zona noroeste está submetida. Essa realidade começa a ser mudada hoje, com a assinatura da ordem de serviço".

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp