Membros e voluntários das Apaes enchem plenário em prol da educação especializada

Compareceram ao ato cerca de 300 pessoas de várias cidades do Estado
07/08/2013 21:19 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Orlando Bolçone, Ed Thomas e Luiza Coelho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128196.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>   Ed Thomas e João Paulo Rillo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128197.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiza Pinto Coelho - superintendente da Federação das APAES<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128198.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Vinicius Pedraci, da APAE de Ipaussu <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros e voluntários das Apaes enchem plenário em prol da educação especializada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128202.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128203.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a recepção do deputado Ed Thomas (PSB), pais, familiares e representantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de todo Estado se manifestaram nesta quarta-feira, 7/8, na Assembleia Legislativa.

No ato, os participantes pediram apoio para que seja rejeitada a proposta elaborada pela Conferência Nacional de Educação (Conae) que obriga o atendimento educacional a pessoas especiais de 4 a 17 anos apenas na rede pública. Na prática, a proposta elimina as Apaes e as funções educativas especializadas que elas abarcam.

"Não à inclusão radical", disseram os manifestantes em coro durante o acontecimento do ato. Pais, mães, avós e alunos mostraram seu descontentamento com a possibilidade de fechamento dessas escolas. "Dilma e legisladores, não tirem nossas escolas especiais", disse uma avó, que, emocionada, lembrou do tratamento especial com que seu neto é tratado na instituição. Roberto, que foi durante muitos anos aluno da Apae, pediu mais auxílios e a continuação do apoio ao projeto.

Carlos Cezar (PSB) apoiou a continuidade do trabalho das instituições filantrópicas e afirmou estar junto na luta pela manutenção das escolas especiais. Também estiveram presentes Orlando Bolçone (PSB) e Luiz Carlos Gondim (PPS), que demonstrou admiração às mães, que trabalham e deixam seus filhos aos cuidados da Apae. "Vocês são guerreiras", disse o deputado.

João Paulo Rillo (PT) se uniu ao movimento e lembrou do papel da Assembleia no debate do assunto junto ao Senado, já que a votação é de âmbito federal e não estadual.

Vinícius José Pedraci, diretor da Apae de Ipaussu, contou sobre o contato que sempre teve com pessoas especiais e com a instituição, que hoje, de acordo com Ed Thomas, é administrada pelo jovem com dedicação e competência. Vinícius também lembrou dos problemas administrativos que resolveu quando tomou posse da diretoria da associação de sua cidade e do apoio que teve do deputado Ed Thomas.

Heloísa, representante do deputado federal Dr. Ubiali (PSB-SP), pediu mobilização dos parlamentares em prol da causa que levou diversas cidades à manifestação na Assembleia. Representantes e voluntários disseram e levantaram cartazes afirmando ter o direito de poder escolher onde suas crianças irão estudar.

Em entrevista ao Diário da Assembleia, Ed Thomas, que também é presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Apaes de São Paulo, contou que essas associações são exemplares e funcionam como ponto de referência em muitas cidades. Falou que a instituição que trabalha com crianças especiais funciona, principalmente, com o voluntariado. Reforçou o desejo de que, antes que qualquer medida inclusiva seja imposta, o governo qualifique os professores e diminua a quantidade de alunos por sala de aula, para que então haja um trabalho efetivo de educação entre os alunos especiais e comuns em uma mesma sala durante todo o ano letivo.

alesp