Qualidade de vida na Região Metropolitana de Sorocaba


13/08/2013 13:46 | Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Compartilhar:

Hamilton (esq.) e autoridades de Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128412.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Prefeitos, vereadores e representantes de 22 cidades que deverão compor a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) participaram, no dia 9/8, de um seminário promovido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), em Sorocaba. No evento, os participantes destacaram que a criação da RMS deverá ter como meta melhorar a qualidade de vida de todos os seus 1,6 milhão de habitantes.

Antes da apresentação de um levantamento realizado pelo Núcleo de Planejamento Regional (Nuplan), deputados da região e o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), proferiram discursos que, além de demonstrar otimismo com a criação da RMS, revelam o consenso de que a metropolização facilitará a implantação de políticas públicas sustentáveis em várias áreas como saúde, transporte e meio ambiente. "Desenvolvimento só é bom se for para todos. Se a região metropolitana for eficiente, Sorocaba tem muito a ganhar e os demais municípios que a integrarem também", disse Pannunzio.

Essa melhoria deverá ser proporcionada pela RMS por meio de ações integradas entre os municípios, como parcerias, convênios e políticas de integração intermunicipais; além de planejamento conjunto, por meio de um conselho formado por representantes das 22 cidades, e da valorização da vocação econômica de cada município.

Autor do projeto de lei que cria a RMS, Hamilton Pereira (PT) lembrou que o crescimento concentrado em uma única cidade, como o ocorrido em São Paulo nas últimas décadas, piorou o bem-estar social. "Temos, agora, o desafio de transformar o consenso que já existe sobre a RMS em um plano metropolitano, focado em questões que envolvam medidas comuns e positivas entre todos os municípios", apontou.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp