Preparativos para lançamento da Frente Parlamentar Ambientalista da Grande São Paulo

O lançamento será durante a 12ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas de São Paulo
15/08/2013 20:47 | Da Redação Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Roberto Massafera, Teresinha Pedroso, Sebastião Misiara, Beto Trícoli, Gilberto Natalini, Romildo Campelo e Eduardo Nunes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128485.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beto Trícoli, Gilberto Natalini e Romildo Campelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128487.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Romildo Campelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128488.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sebastião Misiara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128489.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilberto Natalini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128490.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Teresinha Pedroso, Sebastião Misiara, Beto Trícoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128531.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vereadores, deputados, secretários municipais do meio ambiente e outros agentes ambientalistas participaram, nesta quinta-feira, 15/8, de reunião preparatória, presidida pelo deputado Beto Trícoli (PV), para o lançamento da Frente Parlamentar Ambientalista da Grande São Paulo. No dia 4/10 acontecerá a 12ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas de São Paulo, no Memorial da América Latina, evento promovido pela Câmara Municipal de São Paulo.

No ano passado, esse evento reuniu mais de 4 mil participantes. A ideia, segundo o deputado Beto Trícoli, é aproveitar esta oportunidade para lançar a frente, com o apoio da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, da Frente Parlamentar Ambientalista Estadual, da Fundação SOS Mata Atlântica, de vereadores e outros gestores do meio ambiente de todo o Estado de São Paulo.

Outras regiões do Estado já lançaram sua Frente Parlamentar Ambientalista, como a de Sorocaba, e diversas outras estão se organizando nesse sentido. Sebastião Misiara, presidente da Uvesp, afirmou que pretende levar ao interior do Estado esta proposta com empenho, pois acredita que os municípios podem ter legislações complementares às federais e estaduais no que diz respeito ao meio ambiente.

O vice-presidente da Anamma, Romildo Campelo, disse que o Estado de São Paulo tem o maior desafio ambientalista do Brasil, na medida em que precisa levar desenvolvimento sustentável para uma população muito grande. A Anamma, que congrega secretários municipais do meio ambiente, apoia integralmente a criação da Frente Parlamentar Ambientalista.

O vereador de São Paulo, Gilberto Natalini, lembrou que, da conferência saem todos os anos importantes propostas, muitas das quais acabam se tornando leis, como a da utilização de água de reúso nos caminhões que lavam as ruas da cidade. Por isso, trata-se de oportunidade ímpar para o lançamento da frente.

"Tudo o que fizermos hoje pelo meio ambiente será pouco amanhã", declarou o deputado Roberto Massafera (PSDB), enfatizando a importância da criação da frente. O deputado destacou alguns pontos em especial para serem debatidos nesta frente, como a qualidade do ar, o problema do lixo e a produção de energia.

Participaram também da reunião a vereadora de Santa Isabel, Terezinha Lopes Pedroso, que integrou a Mesa representando todos os vereadores presentes, e o secretário de meio ambiente de Franco da Rocha, Edu Nunes, representando os secretários de Meio Ambiente municipais. Diversos vereadores assinaram o termo de adesão para a criação da Frente Parlamentar Ambientalista da Grande São Paulo.

alesp