Secretário de Segurança recebe demandas das guardas municipais


15/08/2013 10:52 | Da assessoria do deputado Chico Sardelli

Compartilhar:

Fernando Grella recebe Sardelli e guardas municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128526.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, coordenada por Chico Sardelli (PV), esteve em audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, em 13/8. Ele recebeu uma pauta com oito reivindicações das GCMs, definidas em reuniões da frente, já apresentada ao governador Geraldo Alckmin no início de julho.

Entre os pedidos, o secretário respondeu positivamente em facilitar o cadastro das GCMs no Infocrim e também autorizou a formatação de um novo modelo de Boletim de Ocorrência, incluindo um campo em que conste que o atendimento foi feito pela guarda municipal. Em relação à isenção de pedágio para as viaturas das guardas municipais, o deputado agendará uma reunião na Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

"Sem essa alteração, não é possível fazer um levantamento e tabulação das ocorrências atendidas pelos guardas no sistema estadual de estatísticas da Secretaria de Segurança Pública. O secretário disse que até outubro será realizada essa mudança, o que consideramos um grande avanço", disse Sardelli.

A disponibilização de verbas para a aquisição de viaturas e equipamentos para as corporações é outra reivindicação que a frente parlamentar continuará encaminhando. Para Sardelli, não se faz mais segurança pública sem as guardas municipais: "Entendemos que é fundamental essa contrapartida do Estado para melhorar a estrutura e logística das guardas".

chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp