Parlamentar prega mudança na relação do Estado com os municípios


16/08/2013 10:42 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Ana Perugini (2ª à esq.) em reunião em Patrocínio Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128577.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Chega de toma lá dá cá". Assim, Ana Perugini (PT) comentou a relação do Estado paulista com os 645 municípios do seu território, em reunião realizada dia 2/8, em Patrocínio Paulista, com o prefeito da cidade, Marcio Ferreira, e seus secretários e diretores. Ana defendeu a implantação de uma nova forma de relacionamento, que respeite as cidades independentemente dos interesses partidários. "Precisamos mudar o Estado. A relação que temos hoje não é republicana, como vivenciamos com o governo federal", pregou.

O prefeito Marcos Ferreira lembrou a primeira Marcha dos Prefeitos, ocorrida em 1998. Na ocasião, prefeitos de todo o país tentaram fazer uma reunião com o então presidente, Fernando Henrique Cardoso, e foram recebidos por cachorros na entrada do Palácio do Planalto. "Hoje, não. Os prefeitos são recebidos pela Dilma (presidenta Dilma Roussef) e isso começou com o Lula (Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República)", comentou o prefeito de Patrocínio Paulista, ao se referir à forma por meio da qual o governo federal atende os prefeitos atualmente.

Na defesa da presidenta, a deputada comentou que o país vive um momento de divisão de águas e as ruas criaram suporte para as reformas propostas por Dilma Roussef. "Nossa presidenta teve a coragem de lançar a ideia da reforma política. Seria um momento único, pois os itens da reforma seriam explicados para o povo por meio da televisão. A população iria entender, mas isso a direita não quer", disse, ao ressaltar a necessidade de fortalecimento dos partidos de esquerda.

anadocarmopt@al.sp.gov.br

alesp