Holambra adere à luta contra o amianto


19/08/2013 16:25 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Marcos Martins mostra a cópia do texto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128608.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A luta contra o amianto no Estado, encampada por Marcos Martins (PT), pela Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA) e pelos movimentos sociais, tem sido fortalecida pelo comprometimento dos municípios com a saúde da população e do meio ambiente nas cidades. É o caso da Estância Turística de Holambra.

Após os esforços dos vereadores Aparecido Lopes da Silva Lima, Jesus Aparecido de Souza, Sebastião Ribeiro dos Santos e Mauro Sérgio de Oliveira, na proposição do Projeto de Lei 032/2013, que dispõe sobre a proibição do uso de materiais que contenham a fibra nas obras e edificações públicas da cidade, o texto foi sancionado pelo prefeito Fernando Fiori de Godoy (Lei 791/2013).

A cópia do texto foi entregue ao parlamentar durante visita à cidade no dia 29/7. Martins comemorou a vitória de mais uma etapa da batalha que trava há mais de 16 anos, desde que ex-funcionários da antiga Eternit, sediada em Osasco, começaram a desenvolver câncer em função do contato com a poeira produzida pela manufatura de telhas e caixas d"água à base de amianto.

Para o deputado, autor da Lei 12.684, que bane a substância em São Paulo, o avanço é relevante, principalmente frente ao lobby da Indústria do Amianto. "Este é um feito importante. Apesar da lei estadual em vigor, sabemos que o asbesto ainda é vendido e circula em nosso estado. Além disso, é necessário que nos preocupemos com o aumento do passivo ambiental já existente", disse.

mmartins@al.sp.gov.gov.br

alesp