Undokai em São Bernardo


20/08/2013 14:39 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Orlando Morando participa da Undokai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No domingo, 18/8, o deputado Orlando Morando (PSDB) participou, juntamente com o vereador Minami, da 15ª edição da tradicional gincana poliesportiva Undokai, realizada pela União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo. O evento faz parte das comemorações de 460 anos do município, completados no dia 20 de agosto.

Na programação, danças populares japonesas, além de atividades envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos, como bola de cesto, corrida com três pés e de tamanco, entre outros.

A palavar undokai é composta por undô (esporte, movimento) e kai (reunião). Assim, seria uma reunião de esportes, o que equivale a uma gincana esportiva, organizada pelas escolas de língua japonesa, ou pelas associações culturais, em que um grande número de voluntários organiza, arrecada fundos, faz e serve lanches para os visitantes, além de participar das diversas modalidades de atividades.

Morando faz questão de prestigiar esse evento todos os anos. "É muito importante incentivar esses eventos tradicionais para manter viva a cultura nipônica na nossa cidade, uma vez que a comunidade japonesa contribuiu muito no processo de desenvolvimento de São Bernardo", declarou.

omorando@al.sp.gov.br

alesp