Prevenção da leucinose com teste de urina obrigatório em recém-nascidos


21/08/2013 20:48 | Da Redação: Geisel Affonso

Compartilhar:


O deputado Edmir Chedid (DEM), 2º secretário da Assembleia Legislativa, apresentou o Projeto de Lei 545/2013, que torna obrigatória a realização de exame de urina em recém-nascidos para a prevenção da leucinose.

Caso o PL seja aprovado, as maternidades do Estado de São Paulo ficam obrigadas a realizar o teste de urina em todos os recém-nascidos que tenham realizado exame preventivo no acompanhamento pré-natal. O exame deverá ser realizado até o oitavo dia de vida da criança.

A leucinose, também conhecida como Doença da Urina do Xarope de Bordo, trata-se de uma desordem hereditária, que afeta o metabolismo de aminoácidos. A doença é caracterizada por ser um distúrbio metabólico de início pós-natal, que gera acúmulo de líquidos corporais e causa interferência nas funções cerebrais.

Em sua justificativa, o parlamentar afirma que a triagem neonatal acaba possibilitando a constatação do diagnóstico e o tratamento antes de duas semanas de vida do bebê. "O diagnóstico precoce e eficaz garante um desenvolvimento normal da criança. A doença da urina em xarope atinge um número estimado de 185 mil crianças em todo o mundo. Este distúrbio ocorre frequentemente na população, com incidência de um em cada 380 recém-nascidos."

alesp