Moção reforça apoio pela vacinação contra o HPV


27/08/2013 14:40 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Vereadora Cremilda Pereira (Mida)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128942.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A câmara de vereadores de Hortolândia aprovou na terça-feira, 20/8, moção, na qual os vereadores demonstraram apoio à deputada Ana Perugini (PT) por seu trabalho para implantação da vacinação contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), na rede pública paulista. A moção, da vereadora Cremilda Pereira (Mida), contou com o apoio dos demais parlamentares na aprovação da iniciativa da deputada.

Atualmente, tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei da deputada que prevê a implantação da vacina na rede pública do Estado. A medida atenderia mulheres de 9 a 26 anos de idade e já conta com pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Higiene e de Finanças e Orçamento.

Mida lembrou que no último dia 24 de julho, a luta da deputada teve um novo avanço: foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 326/12 de sua autoria, que institui o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer do Colo de Útero. O PL prevê o estímulo de ações informativas, visando a conscientização da prevenção contra o câncer uterino e ainda propõe informar o poder público sobre a importância da vacina que previne a doença.

O vereador Marco Antonio Panício, o Mercadão, apresentou estatísticas sobre a doença. Em discurso, ele elogiou a moção da vereadora dizendo que o vírus contamina cerca de 470 mil pessoas por ano, e gera aproximadamente 230 mil mortes anualmente.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp