Campanha 'Remédio Mais Barato' ultrapassa duas mil assinaturas


28/08/2013 17:36 | Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Compartilhar:

"Remédio Mais Barato" já tem duas mil assinaturas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129053.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após um final de semana de trabalho, a Campanha "Remédio Mais Barato" ultrapassou duas mil assinaturas. Na sexta-feira, 23/8, a campanha permaneceu na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba, durante todo o dia. Já no sábado, 24/8, a coleta de assinaturas foi até Brigadeiro Tobias, na praça Alberto Sarti.

Na sexta-feira, quem participou da campanha foi o prefeito Antonio Carlos Pannunizio, que assinou o abaixo-assinado. A agenda do próximo final de semana será lançada em breve.

A campanha é uma iniciativa de Frente Parlamentar para Desoneração Tributária dos Medicamentos, coordenada pela deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), lançada em junho deste ano na Assembleia Legislativa de São Paulo. O objetivo da campanha é mobilizar a população e sensibilizar o governo do Estado para reduzir os impostos sobre os medicamentos.

De acordo com estudo publicado pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, o Sindusfarma, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é o tributo que mais pesa no preço do produto. Sua alíquota é, em média, de 18%. No total, o valor que representa a quantidade de impostos sobre os medicamentos é de 33,9%. É a tributação mais alta do mundo. Isso atinge o consumidor final e a saúde de todos. Estudos mostram que 50% da população não têm condições financeiras de comprar remédios.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp