Audiência debate extensão de linhas férreas na zona sul


28/08/2013 20:19 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Leci Brandão, José Geraldo, Enio Tatto e Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129116.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129118.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão e José Geraldo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129119.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Geraldo, Enio Tatto, Luiz Claudio Marcolino, Ana Odila e Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129120.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Odila e Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129121.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira, 28/8, a audiência pública, presidida por Luiz Claudio Marcolino (PT), com o apoio dos deputados Alcides Amazonas, Leci Brandão (ambos do PCdoB), Adriano Diogo, Enio Tatto, Carlos Neder (todos do PT) e Carlos Giannazi (PSOL) teve o objetivo de debater a extensão da Linha 5 " Lilás do Metrô, que ligaria Capão Redondo ao Jd. Ângela e Linha 9 " Esmeralda da CPTM, que prolongaria o percurso até Parelheiros. Compuseram a mesa os deputados Marcolino, Neder, Tatto e Leci Brandão, além do subprefeito de Perelheiros, Adeilson de Oliveira e a representante de Gilmar Tatto, secretário municipal dos Transportes, Ana Odila.

Foi apresentado aos militantes e moradores das regiões afetadas um vídeo sobre as dificuldades da região e a luta que é travada em prol da melhoria do transporte na zona sul, principalmente nos arredores da região de M"Boi Mirim. Após o vídeo, Marcolino relatou diversos problemas na região, como a superlotação da estação de Capão Redondo do Metrô. Tatto cumprimentou os componentes da mesa e elogiou os parlamentares pelos trabalhos no Legislativo. Reforçou a necessidade de priorizar o transporte público.

Leci criticou a divisão partidária e acentuou sua luta em prol da população. "A Casa legislativa é a casa do povo e o Jd. Ângela tem que receber o Metrô agora." Já Neder lembrou o quanto a região é "esquecida" e aproveitou para pedir a construção do hospital de Parelheiros.

Odila apresentou planos e projetos para o transporte da cidade. "São Paulo é uma das poucas cidades do mundo cujo sistema de transporte é dependente, quase exclusivamente, do ônibus. Sabemos a importância do Metrô para a cidade."

Adailson de Oliveira, subprefeito de Parelheiros, zona sul da capital paulista, afirmou que "a importância da extensão é levar um transporte digno para a população local" e que Parelheiros cresce muito e sofre invasões em áreas de preservação ambiental. Contou que há projetos que tramitam para a retirada da população dessas áreas protegidas. Informou que Parelheiros recebeu da gestão municipal a confirmação da construção de um dos maiores terminais de São Paulo, mas lamentou a falta de corredores de ônibus na região.

Em entrevista ao Diário da Assembleia, Elineide Quinto, moradora do Jd. Ângela há 40 anos, afirmou que é grande a necessidade da extensão do Metrô ao bairro, pois a população que reside na região trabalha nos centros urbanos. Falou que o serviço de ônibus melhorou, porém, ainda não oferece rapidez aos moradores. "Já não há onde colocar ônibus, então a solução é colocar trilhos." Contou que caso ela tenha que chegar 8h no bairro do Morumbi, precisa sair de casa às 5h30. Lembrou do transtorno em obras de construção da estação do Metrô Largo Treze, sugerindo que as obras não fossem feitas subterraneamente.

Compareceram representantes e militantes de diversos órgãos e movimentos sociais que apoiam a luta pelo Metrô no Jd. Ângela.

alesp