Caminhada no centro de São Paulo em favor da aprovação de CPI
Ana Perugini (PT) caminhou nesta quarta-feira (18/09) pelas ruas do centro velho de São Paulo em ato público em defesa da instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Cartel da Corrupção PSDB/Siemens. O evento contou com a presença de deputados do Partido dos Trabalhadores e de representantes de entidades civis da capital paulista.
Para ser aprovada a CPI, são necessárias 32 assinaturas. No entanto, apenas 27 parlamentares assinaram a iniciativa para investigar as denúncias da Siemens. A empresa admitiu ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de ter pago propinas a autoridades de diferentes governos do PSDB em São Paulo e que teria formado cartel com outras empresas, como Alstom, Bombardier, CAF e Mitsui. "As denúncias foram feitas e precisam ser investigadas. Basta de empurrar a sujeira para baixo do tapete", discursou Ana.
A deputada argumentou que os poderes legalmente constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), com o apoio dos seus órgãos de investigação, têm uma oportunidade de atender o apelo popular.
Em seu discurso, Ana lembrou que, em julho, quando a presidente Dilma Roussef anunciou investimentos de R$ 8 bilhões na capital paulista, ela afirmou que São Paulo é, "talvez, a maior cidade do mundo com o menor sistema de transporte metroviário do mundo". "O metrô de São Paulo tem 74 km, cerca de um terço da rede da Cidade do México, que inaugurou a primeira linha na mesma época, nos anos 70", reafirmou a deputada.
aperugini@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações