Comissão de Saúde aborda problemas das santas casas
24/09/2013 16:47 | Da Redação " Foto: Maurício Garcia
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Telma de Souza (PT), reuniu-se nesta terça-feira, 24/9, para deliberar sobre sua pauta de votação. Um dos itens aprovados foi o Processo 2465/2013, enviado pela Câmara Municipal de Cristais Paulista, que pede visita da comissão à Santa Casa de Misericórdia de Franca.
A deliberação foi precedida de debate entre os parlamentares presentes, que pediram informações sobre o processo, dadas pelo relator da matéria, deputado Gerson Bittencourt (PT). Ele explicou que o documento foi aprovado na Câmara de Cristais Paulista em novembro de 2011, e relatava problemas de corte de atendimento, de consultas e de cirurgias eletivas para os 23 municípios atendidos pelo hospital, havendo perspectiva de ainda mais reduções.
A deputada Analice Fernandes (PSDB) sugeriu que, antes da visita da comissão, fosse convidado o representante da Santa Casa de Franca para avaliar primeiro se o problema persiste. Essa proposta foi aprovada, junto com a sugestão de que também fossem convidados um representante dos municípios da região e da Câmara de Cristais Paulista.
A situação precária das santas casas em geral foi alvo de debates entre os deputados presentes, como Luiz Carlos Gondim (PPS), Ulysses Tassinari (PV) e Pedro Tobias (PSDB).
Emendas para Barretos
No final da reunião, com anuência dos deputados, foi dada a palavra ao vereador de Barretos Claudionor Ricci, o Cláudio da Santa Casa. Ele veio agradecer o apoio já dado por 26 parlamentares que aderiram à campanha de destinar emendas para a Santa Casa de Barretos. O vereador também pediu a adesão de outros parlamentares, pois aquele hospital atende, além dos 18 municípios da 13ª Região Administrativa, pacientes de todo Brasil, pois a entidade funciona como auxiliar do Hospital do Câncer.
A Comissão de Saúde também deliberou sobre sua pauta. Foram aprovados os pareceres dados ao PL 86/2013, de Milton Vieira (PSD), que propõe a Semana Estadual Respira São Paulo; e ao PL 356/2013, de Orlando Bolçone (PSDB), que autoriza a criação do Programa Permanente de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Pulmão no Estado.
Ainda foi aprovado requerimento da deputada Beth Sahão (PT), que solicita à comissão que requeira à Secretaria da Saúde informações sobre o número de hospitais estaduais geridos por Organizações Sociais de Saúde (OSSs).
O deputado Pedro Tobias disse que são necessárias também informações que expliquem a razão pela qual essas OSSs não fazem convênio para atendimento ao Iamspe, como acontece em Bauru e Presidente Prudente. Participaram também da reunião os deputados Ana do Carmo e Marcos Martins (ambos do PT) e Heroilma Soares Tavares (PTB).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições