Parques aquícolas em reservatórios estaduais


01/10/2013 13:03 | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Sebastião Santos e Marcelo Crivella<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130493.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sebastião Santos (PRB), membro da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, participou ontem (30/9) no Palácio dos Bandeirantes, do ato de entrega dos certificados de cessão de uso de áreas em parques aquícolas em reservatórios do Estado. O ato foi realizado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. As áreas concedidas somam aproximadamente 70 hectares.

Cedidas por meio de licitação, as áreas estão localizadas nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira, Jaguará, Capivara e Enseada de Búzios. Os aquicultores beneficiados terão o direito de uso das águas da União por 20 anos. A estimativa é que mais de 300 empregos imediatos sejam criados a partir do desenvolvimento da aquicultura nessas áreas.

Para o deputado, o ministro Crivella tem revolucionado o setor em sua gestão. "A aquicultura e a pesca no país nunca foram tão valorizadas", afirmou Sebastião Santos.

O ministro acredita que é preciso explorar a capacidade do Estado. "Nosso objetivo é fazer São Paulo ainda mais genuíno, mais grandioso. O Estado produz aproximadamente 17 mil toneladas de peixe por ano. E com apenas estas áreas outorgadas estimamos dobrar a produção", disse Crivella.

O governador disse que São Paulo tem capacidade para produzir cerca de R$ 200 mil toneladas de pescado por ano. "Comemoramos hoje um grande avanço social. Estimamos a geração e o crescimento de emprego", afirmou Alckmin.

sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp