Medalha Brigadeiro Tobias é outorgada a parlamentar


01/10/2013 10:11 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Aldo Demarchi, Marco Antônio Bellagamba e Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reconhecimento à atuação na defesa do aperfeiçoamento e avanço das atividades da Polícia Militar, Aldo Demarchi (DEM) receberá, em 4/10, a Medalha Brigadeiro Tobias, principal honraria da corporação.

O parlamentar foi informado sobre a homenagem pelo comandante do 37º BPMI, tenente-coronel Marco Antônio Bellagamba. "Fico muito honrado pela lembrança e farei o que estiver ao meu alcance para fortalecer o trabalho da PM", disse o deputado, que será laureado durante solenidade a ser realizada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

A Medalha Brigadeiro Tobias data de 7 de dezembro de 1965, e tem a finalidade de condecorar integrantes da PM e Forças Armadas que praticam atos relevantes e contribuem para o aperfeiçoamento e avanço da Polícia Militar. Excepcionalmente, a comenda poderá ser concedida a personalidades civis ou entidades que forem consideradas merecedoras da outorga, em virtude de serviços prestados.

Nascido em Sorocaba, Rafael Tobias de Aguiar foi um dos chefes da Revolução Liberal (1842), em São Paulo, e um dos mais destacados chefes liberais do século 19. De uma rica família de fazendeiros, ingressou no Regimento da Milícia. Aos 26 anos, reuniu uma brigada de cem homens e foi para o Rio de Janeiro combater portugueses que se opunham à independência.

Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial proposta por Tobias de Aguiar, foi fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp