Assembleia Legislativa homenageia AASP pelos seus 70 anos


04/10/2013 16:35 | Da Redação

Compartilhar:

Marcos da Costa, Sérgio Rosenthal, Paulo Henrique dos Santos Lucon, Otávio Augusto de Almeida Toledo e Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130698.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos da Costa, Sérgio Rosenthal, Fernando Capez, Otávio Augusto de Almeida e Paulo Henrique dos Santos Lucon<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130699.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130700.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130701.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão solene realizada no dia 27/9, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou a Associação dos Advogados de São Paulo pelos seus 70 anos de fundação. O autor da iniciativa foi o deputado Fernando Capez (PSDB).

Compuseram a mesa principal dos trabalhos o deputado Fernando Capez, o presidente da AASP, Sérgio Rosenthal, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo, Marcos da Costa, o desembargador Otávio Augusto de Almeida Toledo, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e o vice-presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Paulo Henrique dos Santos Lucon.

Inicialmente, o deputado leu um breve histórico lembrando os objetivos, a trajetória e a importância da AASP para a advocacia paulista e brasileira, ressaltando as lutas da associação pelas prerrogativas profissionais dos advogados. "Por tudo isso, o caráter público indiscutível e de relevância desta solenidade", justificou. Em seguida, foi apresentado um vídeo institucional que mostrou um pouco dos atuais produtos e serviços disponibilizados para os seus mais de 92 mil associados.

Posteriormente, foi concedida a palavra ao presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, que da tribuna falou sobre este momento especial. "A advocacia de São Paulo e do Brasil está em festa para comemorar os 70 anos desta entidade que é um verdadeiro patrimônio da advocacia", afirmou.

O presidente da OAB-SP lembrou ainda que o art. 133 da Constituição Federal nasceu em um evento da AASP, então presidida por José Roberto Batochio, "depois a ideia foi levada a uma conferência nacional da OAB, em seguida ao Congresso e se tornou verdadeira declaração de reconhecimento da importância da advocacia na defesa dos valores maiores do Estado Democrático de Direito do nosso país".

No final de sua manifestação, Marcos da Costa fez também o registro dos nomes de vários ex-presidentes da AASP que atualmente compõem a Diretoria e o Conselho da OAB-SP (Antonio Ruiz Filho, secretário-geral-adjunto, conselheiros federais Aloísio Lacerda Medeiros e Marcio Kayatt, conselheiros Clito Fornaciari Júnior, Fábio Ferreira de Oliveira) e o integrante da Comissão de Relações com o Poder Judiciário Estadual, Arystóbulo de Oliveira Freitas.

Na sequência, o deputado Fernando Capez e os integrantes da mesa entregaram ao presidente da AASP uma placa comemorativa com os seguintes dizeres: "A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão solene realizada nesta data, presta homenagem à Associação dos Advogados de São Paulo " AASP, na pessoa de seu presidente, Dr. Sérgio Rosenthal, pela passagem do 70º aniversário da entidade em reconhecimento a sua atuação em prol do Direito e da Justiça. Desde a sua fundação, em 1943, a AASP tem prestado relevantes serviços à sociedade promovendo atividades culturais, colaborando com o Poder Judiciário para o aprimoramento e administração da Justiça e atuando de maneira digna e destacada na defesa das prerrogativas dos advogados".

Sérgio Rosenthal fez também uma saudação especial aos colaboradores " atualmente são cerca de 700 funcionários ", vários deles presentes no plenário Juscelino Kubitschek: "Vocês são o coração da AASP. Um coração que aos 70 anos bate cada vez mais forte. É importante que vocês saibam e sempre se lembrem, ao sair de casa para trabalhar, que são vocês que fazem da AASP essa entidade tão admirada, tão querida e tão imprescindível para os advogados de São Paulo. Eu quero agradecer essa dedicação diária de vocês, que permitiu à AASP chegar aos 70 anos como uma das maiores e mais admiradas entidades de advogados do mundo", afirmou.

Ao concluir, falou também dos novos e futuros desafios que surgem a cada dia. "Vamos continuar lutando com a mesma coragem, com a mesma determinação de todos aqueles que nos antecederam e tenho certeza de que os próximos 70 anos serão tão recompensadores e tão vitoriosos como os primeiros 70 anos que hoje comemoramos aqui."

Ao final, agradeceu à Assembleia Legislativa e ao deputado Fernando Capez pela propositura da homenagem.

alesp