Deputados participam de inauguração de centro oncológico, em Santos

Hospital da cidade também será ampliado e receberá nova UTI
07/10/2013 18:40 | Da Redação: Joel Melo Fotos : Joel Melo e Edson Lopes Jr.

Compartilhar:

Samuel Moreira fala durante a inauguração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmin, David Uip e Samuel Moreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130686.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luciano Batista ( 1º esq.) e Geraldo Alckmin (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130734.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Centro oncológico do Hospital Guilherme Álvaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130735.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia, deputado Samuel Moreira, acompanhou neste sábado, 5/10, a visita do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Saúde David Uip à cidade de Santos onde, depois de visitar a AME da cidade, foi inaugurado o centro oncológico e a nova UTI do Hospital Guilherme Álvaro, vinculado à Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer. O investimento total das novas alas é de R$ 24,6 milhões, dos quais R$ 7,5 milhões foram destinados para equipamentos, e o restante para as obras.

Em seu discurso, Moreira apresentou dados do IDH que colocam o Estado de São Paulo nos principais indicadores, melhor que a média nacional, principalmente em Educação e Saneamento Básico, e elogiou a atuação do governador nesses setores. O presidente do Legislativo paulista ofereceu o apoio da Assembleia para que a Saúde no Estado fique cada vez melhor.

Também falaram na inauguração o deputado Luciano Batista (PTB), os secretários David Uip e Rogério Hamam, secretário estadual de Desenvolvimento Social, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e a médica Vera Pinheiro, antes do governador Geraldo Alckmin inaugurar oficialmente as novas alas.

Centro Oncológico

O Centro Oncológico conta com 792 m² de área e já opera com atendimento ambulatorial e com o Centro de Aplicação de Quimioterapia. Ao todo, são 12 poltronas para quimioterapia, dois leitos, sala para pequenos procedimentos, consultórios e área de espera.

A unidade deve oferecer, ainda, tratamento de radioterapia e braquiterapia (modalidade de radioterapia na qual se coloca radiação próxima ou junto aos tumores), a partir do próximo ano. Além de equipamentos e estrutura novos, o centro conta com mais 24 médicos e há concursos em andamento para outras 19 vagas para diferentes profissionais de saúde e do setor administrativo.

"Tudo foi restaurado, prédio e instalações, ficou tudo novinho e parte de radioterapia também está pronta", disse o governador.O Centro Oncológico terá o apoio científico, tecnológico e protocolar do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), considerado o maior centro especializado da América Latina.

Ampliação

O pavilhão IV, do Hospital Guilherme Álvaro, foi reformado e ampliado. O segundo piso comporta uma recepção, enfermaria com 28 leitos operantes e uma UTI Semi-Intensiva em andamento, com capacidade para 10 leitos. O terceiro pavimento foi construído para abrigar a nova UTI. Ela conta com 20 leitos para adultos, além de novos equipamentos, entre eles monitores cardíacos e máquinas de diálise. Foram contratados mais nove médicos.

A UTI antiga, com 17 leitos, está em reforma para implantação de uma nova unidade voltada para gestantes de alto risco e para pacientes coronarianos.

Fonte: Portal Governo do Estado de São Paulo

alesp