Rio Claro assina convênio do Programa Creche Escola


11/10/2013 15:37 | Da assessoria do deputado aldo demarchi

Compartilhar:

Município assinou convênio para creche no bairro Terra Nova<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130928.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação do Estado, Herman Voorwald, firmaram nesta quinta-feira, 10/10, convênios com 76 prefeituras do interior de São Paulo para a construção de creches. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e o investimento total será de R$ 120 milhões. Rio Claro está entre os municípios beneficiados.

Para Aldo Demarchi (DEM), que participou do evento, o Creche Escola é tanto uma ação social como educacional, ao permitir que as mulheres saiam tranquilas para o mercado de trabalho, enquanto as crianças são preparadas para o futuro. "A formação do ser humano começa nos primeiros anos de vida. Este é o foco mais importante do programa", afirma. Em 2012, o deputado conseguiu a destinação de R$ 1,3 milhão para construção de creche destinada a atender 150 crianças no projeto desenvolvido pela Ação Educacional Claretiana no bairro Terra Nova, em Rio Claro. Em agosto último, ele anunciou mais três - uma delas a que teve o convênio assinado nesta quinta-feira. "Já são quatro novas creches com dinheiro garantido pelo Estado. Agora, só depende da Prefeitura para que as obras sejam executadas", comenta Demarchi.

A parceria faz parte do Programa Creche Escola que objetiva ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes prioritariamente em localidades com maior vulnerabilidade social. Além da Secretaria da Educação, que realiza os repasses financeiros, também participa a Secretaria de Desenvolvimento Social. As prefeituras ficam responsáveis por apresentar as documentações, os terrenos e pela condução das obras.

No total, já foram assinados 234 convênios. A Secretaria da Educação oferece três plantas de prédios aos governos municipais, que se adequam à demanda de atendimento infantil do local e ao terreno apresentado pela prefeitura. Os edifícios atendem aos padrões de acessibilidade previstos na legislação e também às exigências de sustentabilidade, como aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia. As creches contam com todos os ambientes necessários para a educação das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, entre outros.

"A parceria é imprescindível para auxiliar as cidades do interior na ampliação da oferta de creches. O intuito é reunir esforços para que todos tenham mais condições de aprimorar a educação das crianças no Estado de São Paulo", afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp