Assembleia celebra Dia Nacional das Guardas Civis

Boletins de ocorrência terão campo de identificação da corporação
11/10/2013 19:06 | Da Redação

Compartilhar:

Chico Sardelli preside a solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130938.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão fala no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Guardas Civis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chico Sardelli na presidência e Major Olimpio (dir)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia Nacional das Guardas Civis é comemorado na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130942.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cel. Paulo Mauricio  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130943.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130944.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemoração do Dia Nacional das Guardas Civis <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130945.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renan Ferreira Escobar  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130959.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Centenas de guardas civis municipais lotaram o plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa, para celebrarem o Dia Nacional das Guardas Civis Municipais (GCM), comemorado em sessão solene, presidida pelo deputado Chico Sardelli, nesta sexta-feira, 11/10.

O parlamentar ressaltou o trabalho desenvolvido pela corporação homenageada. "Hoje não se faz segurança pública sem a presença do guarda municipal", declarou Sardelli, que preside no Parlamento paulista a Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Civis Municipais. Ele destacou algumas ações dessa frente, como a recente alteração nos formulários para confecção dos boletins de ocorrências, que passaram a ter campo de identificação para a guarda municipal. "Vai contribuir nas estatísticas", observou.

Outras conquistas estão por vir, vislumbra Sardelli, como a possibilidade de cadastro das GCM no Infocrim (base de dados da Secretaria da Segurança Pública); fim do pagamento de pedágio pelas viaturas municipais; a cota habitacional " que inclui a reserva de imóveis em programas do governo para guardas; e a exclusividade do uniforme azul marinho, cujo projeto já tem voto favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Os deputados Leci Brandão (PCdoB) e Major Olimpio Gomes (PDT) também renderam homenagens aos guardas municipais. Gomes observou que "a população não quer saber da cor da farda, se o agente policial é civil ou militar, quer é sentir-se segura". Segundo o parlamentar, embora se deposite no Estado uma parcela maior na cobrança por segurança pública, os municípios colaboram, trabalhando de forma integrada neste trabalho. Leci elogiou a GCM, ressaltando a integração dos guardas junto aos cidadãos.

O presidente da Associação Brasileira de Guardas Municipais (Abraguardas), Ezequiel Faria, declarou que a GCM é uma categoria que luta para poder trabalhar, pois muitas vezes sua ação é cerceada por disputa de poder. "Essa profissão é um sacerdócio, lutamos interna e externamente, mas é um orgulho ser um guarda municipal", finalizou.

Carlinhos Silva, guarda municipal suplente de deputado federal, também comemorou o fato de os formulários utilizados nos boletins de ocorrência agora terem um campo destinado à Guarda Municipal.

Ao final, representantes das GCM de várias cidades do Estado de São Paulo, e também da cidade de Macaé (RJ), foram à mesa de trabalhos, onde receberam kits alusivos ao evento. Chico Sardelli informou aos presentes que a solenidade poderá ser vista pela TV Alesp (canal 13-Net) no próximo domingo, 13/10. (jr)

alesp