Parto humanizado no programa Assembleia Convida


15/10/2013 14:42 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:

Débora Magalhães, Vanessa Damo, Márcia Koiffman e Jorge Kuhn<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Prestes a ganhar seu primeiro filho, Vanessa Damo (PMDB) conduziu entrevista que abordou o tema parto humanizado, no programa Assembleia Convida, da TV Alesp. Falaram sobre o assunto o obstetra Jorge Kuhn, a enfermeira obstetra Márcia Koiffman e a doula e educadora perinatal, Débora Regina Magalhães.

O programa vai ao ar no próximo dia 18/10, sexta-feira, às 21h, nos canais 07, da NET e 66 da TVA.

No parto humanizado, as decisões da mulher são levadas muito mais em conta do que em um parto convencional. Isso significa deixar a natureza fazer o seu trabalho, realizar um mínimo de intervenções médicas e apenas as autorizadas pela gestante " sempre levando em consideração a segurança e saúde dela e do bebê.

Vanessa é autora de um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa, que visa instituir no Estado o programa de Orientação em Saúde e Atendimento Social às gestantes e Implantação de Medidas de Informação sobre a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal, visando dar mais dignidade às gestantes e seus bebês e proteção contra a violência obstétrica.

No programa, os convidados explicaram as diferenças entre parto normal e natural, além de chamarem atenção para o índice desenfreado de cirurgias cesáreas. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 12 anos, o número de cesáreas saltou de 599 mil para 747 mil, alcançando 38% dos partos feitos pelo SUS. Para a Organização Mundial de Saúde, o índice aceitável é de 15%.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp