Começou a 15º Semana da Saúde

Semana da Saúde traz como novidade aparelho fit scan para detectar a doença halitose
15/10/2013 18:04 | Da Redação: Geisel Affonso fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Semana da Saúde na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131192.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes da Afalesp e do Sindalesp  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131193.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eventos tratam de orientação médica, postural, nutricional, medição de peso, altura e circunferência abdominal, orientação odontológica (teste de halitose), medição da pressão arterial, dosagem de glicemia e colesterol<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131194.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Medição da dosagem de glicemia e colesterol<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131195.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Semana da Saúde, realizada pela Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor (DSAS), começou nesta terça-feira, 15/10, e irá até o dia 18/10, no Hall Monumental da Assembleia. A programação, direcionada a funcionários e deputados, inclui orientação médica, postural, nutricional, medição de peso, altura e circunferência abdominal, orientação odontológica (teste de halitose), medição da pressão arterial, dosagem de glicemia e colesterol. No último dia da Semana da Saúde ocorrerá doação de sangue das 12h às 16h.

A gestora da Divisão de Saúde Marisa Spinardi, falou da importância do circuito de saúde para incentivar a adoção de novos hábitos e estilos de vida. Marisa destacou ainda, a importância de fazer os exames de prevenção e diagnosticar o mais rápido possível o problema de saúde para dar continuidade no tratamento nos ambulatórios da Alesp ou nos hospitais especializados.

Halitose

O coordenador do Serviço Técnico de Saúde, Sergio Duailibi, informou que o evento, neste ano, traz novidades. Além das ações que já realizadas nas edições anteriores, como medida de peso e de perímetro abdominal, massa corpórea e coleta de sangue, nesta edição há o teste de halitose, "que será muito importante para detectar possíveis doenças", afirmou.

O odontologista e responsável pelo Serviço Técnico de Saúde Bucal da Assembleia, João Rikio Sakuda, destacou que no âmbito social a halitose afeta grande parte da sociedade, que não dá a devida atenção ao problema.

A grande novidade do circuito é o aparelho fit scan, que faz o teste do hálito. O participante assopra o instrumento, que faz a medição e, caso seja alcançado o nível três ou mais, o paciente será encaminhado para uma consulta detalhada para detectar as possíveis causas da halitose. Segundo Sakuda, o instrumento é importante, pois possivelmente todas as pessoas terão em algum momento da vida problema com halitose.

Cuidado com sal e açúcares

A nutricionista Rita Bueno Pinheiro falou da importância de ter uma alimentação saudável e alertou sobre o uso excessivo do sal. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é recomendado o uso máximo de 5 gramas de sal nos alimentos, mas pesquisas nacionais apontam que o brasileiro consome 12 gramas ao dia. Rita ressaltou que a adoção de práticas saudáveis no dia a dia diminui riscos de adquirir doenças como hipertensão, problemas cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Para incentivar a adoção de novos hábitos, a Divisão de Saúde oferecerá aos participantes um lanche saudável, um pacote de sal de ervas e uma sessão de quick massage, mediante agendamento. No encerramento, será realizada uma coleta de sangue pela Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan).

alesp