Cerimônia marca o centenário da Associação Cultural Kagoshima

Ato solene realizado domingo contou com a presença de autoridades da província japonesa
22/10/2013 20:48 | Da assessoria do deputado Jooji Hato

Compartilhar:

Comemoração aos 100 Anos da Associação Cultural Kagoshima no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Selos comemorativos dos 100 Anos da Associação Cultural Kagoshima no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131577.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenageado e Jooji Hato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131578.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Publico acompanha o ato solene <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo foi o palco para uma grande festa em comemoração aos 100 Anos da Associação Cultural Kagoshima no Brasil, neste último domingo, 20/10.

O evento foi proposto pelo deputado Jooji Hato (PMDB), que também presidiu o ato solene no plenário Juscelino Kubitschek.

"É uma grande alegria recebê-los nesta Casa. Agradeço a oportunidade em participar destas festividades e de colocar meu mandato à disposição do Kagoshima Kenjin-kai e de cada um dos senhores e senhoras aqui presentes", disse ele aos cerca de 500 participantes da solenidade.

O evento recebeu uma comitiva da cidade de Kagoshima liderada pelo vice-governador, Yoshiyuki Houtai e pelo Presidente da Assembleia Legislativa daquela província o deputado Kenichi Ikeata.

Compuseram ainda a mesa o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, e o presidente da Federação de Associações e Província do Japão no Brasil - Kenren, que também ocupa o cargo de presidente da Associação Cultural Kagoshima do Brasil, Akinori Sonoda.

A Associação Kagoshima foi homenageada pelo Ministério das Comunicações e pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos com o lançamento de selo e carimbo comemorativos.

O selo é composto por duas partes: a primeira, apresentando as imagens do monumento Os Candangos, peça do escultor Bruno Giorgio, que simboliza os trabalhadores que construíram Brasília; e em sua segunda parte o selo retrata o vulcão Sakurajima, ainda em atividade, que forma estâncias de águas termais, sendo um dos mais atrativos pontos turísticos de Kagoshima.

Já o carimbo, reproduz a Flor de Crisântemo, símbolo que representa O Sagrado e O Divino, segundo a cultura japonesa. Washington Davi, funcionário dos Correios de São Paulo, foi o escolhido para representar a instituição neste lançamento e obliteração do selo.

O evento também foi marcado pela entrega de homenagens e honrarias alusivas ao centenário a dezenas de representantes das famílias pioneiras que chegaram ao nosso país vindas da província de Kagoshima.

As comemorações terminaram com um almoço de confraternização no Hall Monumental, onde houve apresentação da Escola de Samba Paulista Águia de Ouro.

alesp