Comissão de Educação faz audiência pública sobre regulação das instituições privadas
23/10/2013 19:46 | Da Redação: Joel Melo Fotos: Márcia Yamamoto e Thiago Oliveira
Em reunião realizada nesta quarta-feira, 23/10, a Comissão de Educação e Cultura recebeu professores de cursos superiores de instituições privadas e de representantes da categoria a fim de discutir possíveis soluções para problemas que se avolumaram desde a Constituição de 1988, segundo alguns, ou desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1966, segundo outros.
Em comum, as críticas abordaram: a diminuição do valor da hora-aula e, consequentemente, o aumento de trabalho para garantir o salário; a sedução dos cargos administrativos, mesmo que isso signifique um aumento de pressão sobre os colegas não comissionados e em nome do lucro da instituição; falta de marco regulatório e inércia dos sindicatos, entre outros citados.
Em pesquisa apresentada pelo professor Ronaldo Gaspar, fica evidente a degradação das condições de trabalho, principalmente depois da formação das "empresas de educação", que tomam dinheiro no mercado de capitais para investir em instituições particulares com um retorno excepcional. O professor citou dados da rede Anhanguera, que tinha 8.800 alunos matriculados e, depois de mudar o tipo de gestão, e comprar outros grupos com o dinheiro do mercado de capitais, passou para 429.000 alunos matriculados.
Também foi abordado o quesito número de professores melhor qualificados, como os mestres e doutores. Segundo Gaspar, as instituições privadas utilizam o mínimo exigido pela lei para compor seus quadros, "apenas para cumprir a legislação, que já é condescendente", segundo o professor.
Também os alunos das instituições privadas tiveram voz e reclamaram das condições de algumas escolas, que aboliram aulas às sextas-feiras nos cursos presenciais e ministram curso de Educação a Distância com péssima qualidade.
Pauta
Os deputados ainda aprovaram os itens da pauta: PL 132/2013, de Carlos Neder, que destina espaço físico em unidades da rede estadual de ensino às entidades da sociedade civil organizada; PL 191/2013, de Dilmo dos Santos, que institui a Semana da Cultura Evangélica; e o PL 332/2013, de Fernando Capez, que institui o Dia Estadual da Dança Clássica. A íntegra das proposituras e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br " no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.
Participaram da audiência os deputados Carlos Giannazi (PSOL), Carlos Neder (PT), Rita Passos (PSD), Alcides Amazonas (PCdoB) e Beto Tricoli (PV). João Paulo Rillo (PT) presidiu a reunião que reconheceu a precariedade da educação universitária na maioria das instituições privadas.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições