Evento no Vale do Ribeira comemora 100 anos da colonização japonesa

Imigrantes contribuíram muito para o desenvolvimento de Iguape, Registro e Sete Barras
31/10/2013 22:38 | Da Redação Fotos: Sueli Corrêa

Compartilhar:

Noriteru Fukushima, Junji Abe, Samuel Moreira e Gilson Fantin <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132180.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Evento marca o Centenário da Colonização Japonesa no Vale do Ribeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Os 100 anos da colonização japonesa no Vale do Ribeira são comemorados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132182.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira presta homenagens aos 100 anos da colonização japonesa no Vale do Ribeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132183.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemoração dos 100 anos da colonização japonesa no Vale do Ribeira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132184.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes japonesas nas cidades de Iguape, Registro e Sete Barras foram lembrados em evento que marcou o Centenário da Colonização Japonesa no Vale do Ribeira. O ponto alto das comemorações aconteceu nesta quinta-feira, 31/10, em Registro, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Moreira, representantes do consulado japonês e da cidade de Nakatsugawa, além de autoridades estaduais e regionais.

Em 1913, chegaram à região os primeiros imigrantes japoneses. Essa é considerada, portanto, a primeira grande colônia japonesa a se instalar no Brasil. Dotados de espírito empreendedor, esses imigrantes contribuíram de maneira decisiva para o desenvolvimento de todo o Vale do Ribeira, conforme assinalou Samuel Moreira em seu discurso.

5 mil famílias

Segundo Moreira, a presença da colônia japonesa no Vale do Ribeira representa um século da parceria entre Brasil e Japão. "São Paulo se orgulha de ser o maior polo de concentração de japoneses fora do Japão, reunindo cerca de 1 milhão de pessoas. Nos orgulhamos também dos milhares de brasileiros que vão para o Japão, em busca de trabalho, formação profissional e turismo. Como em todo o país, aqui no Vale do Ribeira, onde se estima que a colônia seja formada por cerca de 5 mil famílias (1.300 só em Registro), os imigrantes e seus descendentes têm dado enorme contribuição para o desenvolvimento econômico, social e político da região".

Integração e respeito à diversidade

O presidente da Assembleia lembrou ainda que "existem inúmeros exemplos do espírito empreendedor, da dedicação e do amor que a colônia japonesa tem pelo Brasil e pelo Vale do Ribeira. São cem anos de contribuição, para com o nosso Vale do Ribeira. Na verdade, acho que nossas relações sintetizam a história da formação do Brasil, escrita a partir da diversidade dos povos, respeitando e preservando as diferenças, mas perfeitamente integrados para o desenvolvimento da nossa região". E finalizou: "É essa convivência que merece ser comemorada. É essa história de trabalho e cooperação que devemos continuar a escrever, sempre juntos. Muito obrigado aos japoneses e seus descendentes."

Participaram da cerimônia em Registro, entre outras autoridades, os prefeitos Gilson Fantin (Registro), Joaquim Ribeiro (Iguape) e Setsuji Aoyama (Nakatsugawa); os deputados federais Walter Ihoshi e Junji Abe; o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima; e o presidente da Comissão do Centenário, Toshiaki Yamamura.

alesp