Transformação da Serra do Itapeti em Unidade de Conservação Ambiental


04/11/2013 12:32 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:

Gondim participa de reunião ao lado de Bruno Covas (no centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132279.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Está marcada reunião com lideranças da região para discutir estudo feito pela Fundação Florestal que propõe a transformação da Serra do Itapeti em Unidade de Conservação Ambiental. O evento acontecerá no próximo dia 6/11, às 9h30, na Faculdade de Teologia e Filosofia Paulo VI, na avenida Francisco Rodrigues Filhos, 248, no bairro Mogilar, em Mogi das Cruzes.

O objetivo do encontro é reunir propostas que possam ser apresentadas no dia 18/11, quando será realizada a audiência pública, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, às 17 horas. "É um encontro de vital importância para que a sociedade possa se manifestar, opinar e conhecer o estudo feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente", comentou Gondim.

O estudo da Fundação Florestal vai propor a criação de categorias para a Serra do Itapeti como Estação Ecológica, APA (Área de Proteção Ambiental), ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) ou Refúgio de Vida Silvestre e Parque municipal, este último já existente. Com a transformação em unidade de conservação, a Serra do Itapeti ganhará a presença constante da Polícia Militar Ambiental e dos órgãos do Estado que vão monitorar todo o local, bem como recursos específicos para sua manutenção.

O deputado Gondim e o bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, pediram ao secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, no dia 17/09, a criação da unidade de conservação ambiental. A conversa aconteceu na Assembleia Legislativa após reunião que tratou das multas aplicadas aos moradores de Salesópolis.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp