Alunos da Escola de Governo entrevistam parlamentar


05/11/2013 16:29 | Da assessoria do deputado Beto Trícoli

Compartilhar:

Trícoli ao lado de Maurício Piragino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132338.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um público atento que ouviu durante duas horas explanações sobre uma experiência que mudou a forma de fazer política pública em Atibaia. Esse foi o cenário visto na segunda-feira passada, 28/10, no emblemático prédio do Centro Universitário Maria Antonia, da USP, onde funciona a Escola de Governo, um dos mais importantes cursos de formação de gestores públicos do país.

Ex-aluno da instituição, Beto Trícoli (PV) foi convidado por um dos diretores da escola, Maurício Piragino, para falar sobre o projeto de Orçamento Participativo, que nos últimos anos foi marcante em Atibaia por dar oportunidade para que a comunidade tivesse poder de decisão na aplicação dos recursos.

Trícoli foi prefeito de Atibaia entre 2001 e 2008, mas ainda como vereador, nos início dos anos 90, já ensaiava os primeiros passos do programa, que atingiu seu auge a partir de 2003, em seu primeiro mandato na prefeitura.

O deputado falou sobre a implantação do OP, as dificuldades técnicas e políticas que sua equipe enfrentou na época e os avanços que foram sentidos a partir do engajamento da população, que assumiu esse modelo de gestão como sua principal ferramenta de participação nos destinos da cidade. Ele mostrou uma série de projetos que puderam ser desenvolvidos a partir das escolhas das comunidades e a forma como os recursos para esse fim foram definidos e dimensionados.

betotricoli@al.sp.gov.br

alesp