Parlamentar destaca importância do destino dos resíduos sólidos


06/11/2013 17:12 | Da assessoria do deputado Ed Thomas

Compartilhar:

Simão, deputado Ed Thomas, Marcos Rocha, Lutti, Tatiana e Ivo Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A preocupação com a preservação do meio ambiente levou o deputado Ed Thomas (PSB) a defender a importância da elaboração dos planos municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, ao participar, nesta segunda-feira, 4/11, em Regente Feijó (SP), do seminário promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM) em conjunto com o Ministério Público Estadual e as associações de municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal) e da Nova Alta Paulista (Amnap).

Ao lado de prefeitos, vereadores, representantes de entidades e do Ministério Público, o deputado destacou a necessidade de uma ampla discussão, esclarecendo dúvidas e potencializando os municípios com os recursos necessários. "Afinal de contas, produzimos este lixo. Precisamos buscar alternativas para solucionar o problema", enfatizou Ed Thomas.

"Com a aproximação do prazo final para que os municípios elaborem seus planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em janeiro de 2014, há uma grande preocupação em orientar corretamente os gestores públicos, deixando clara a responsabilidade de cada um, além dos aspectos jurídicos que envolvem todo este processo", avalia.

Planos de qualidade, que não venham acarretar, no futuro próximo, responsabilidades aos chefes do executivo e aos gestores públicos por assumirem custos para recolher resíduos que não são de sua responsabilidade, são defendidos pela APM, que convidou entidades municipais regionais e promotores para traçarem, juntos, uma logística levando este debate às demais regiões do Estado.

Os presidentes da Amnap e prefeito de Adamantina, Ivo Santos, e da Unipontal e prefeito de Regente Feijó, Marcos Rocha, formaram a mesa principal das autoridades, juntamente com o representante da APM e do MP.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp