Parlamentar acompanha início de obras no Metrô


07/11/2013 16:33 | Da assessoria do deputado João Caramez

Compartilhar:

Caramez  (2º à dir.) na obra da linha Lilás<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

João Caramez (PSDB) acompanhou, na manhã de segunda-feira, 4/11, o governador Geraldo Alckmin no início da operação do segundo "tatuzão" nos trabalhos de abertura dos túneis da Linha 5-Lilás do Metrô, que ligará o Largo Treze à Chácara Klabin. Com 720 toneladas, o novo "shield", conhecido como "tatuzão", começou o processo de escavação no poço Conde de Itu, em Santo Amaro, onde será a futura estação Adolfo Pinheiro.

"É um equipamento impressionante, que garante mais rapidez e segurança nas obras de expansão do metrô. O governo do Estado está investindo muito em mobilidade urbana para garantir aos usuários paulistas um transporte seguro, moderno e de altíssima qualidade", disse o deputado Caramez, presidente da Comissão de Transportes e Comunicações na Assembleia Legislativa.

Esta é a primeira vez na história em que duas tuneladoras trabalham ao mesmo tempo em uma mesma linha. Responsável pela construção dos túneis, o shield é uma máquina capaz de avançar em média 15 metros por dia sob a terra. O tatuzão que já estava sendo utilizado nas obras do metrô está operando entre o poço Bandeirantes até a Chácara Klabin.

Ao mesmo tempo em que escava, o equipamento instala anéis de revestimento concreto, deixando o túnel totalmente pronto para a montagem dos trilhos, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp