Parlamento Jovem 2013 - Assembleia Legislativa recebe participantes do evento

Evento acontece nesta sexta-feira, quando os deputados cedem seus lugares aos estudantes
07/11/2013 20:32 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: Maurício Garcia

Compartilhar:

Jovens Parlamentares encontram deputados estaduais <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Engler fala aos Jovens Parlamentares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132614.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens Parlamentares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132615.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi fala aos Jovens Parlamentares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132616.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dilador Borges e Ed Thomas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132617.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ramalho da Construção <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132618.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens Parlamentares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132619.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dilador Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132620.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132621.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Frysman, da Tv Assembleia , na apresentação <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132622.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Engler fala aos Jovens Parlamentares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens Parlamentares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Engler no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"A política é a melhor ferramenta que temos para melhorar São Paulo. Depende de cada um de nós", falou Dilador Borges (PSDB), que se recordou também da família humilde da qual veio e do que conquistou em sua vida. Ele elogiou os jovens que, de acordo com o deputado, darão um futuro melhor ao Estado.

Presidente da cerimônia de recepção aos estudantes, professores, diretores e familiares, a deputada Célia Leão, destacou o trabalho de seu colega de parlamento Carlos Giannazi (PSOL) em prol da educação.

Giannazi, por sua vez, falou da forma como a política é vista e como ela realmente deve ser, adotando como com base em estudos da história e filosofia. "Só vamos mudar a sociedade através da política."

Ramalho da Construção (PSDB) falou da participação do jovem na política. Roberto Engler (PSDB) discorreu sobre a importância da participação jovem, que atrelada a outros elementos, como educação, contribuem para uma política mais elevada. Agradeceu e saudou os estudantes e jovens deputados.

Idealizadora

Célia Leão, que idealizou o Parlamento Jovem junto com o ex-deputado César Calegari, em 1999, contou ao Diário da Assembleia que o Parlamento Jovem é um sucesso em todos os seus 15 anos de acontecimento e que os alunos, os pais, a escola e muitos outros personagens que estão envolvidas direta e indiretamente no projeto terminam a edição com grande aproveitamento. Destacou que essa oportunidade é, muitas vezes, a primeira vez que o aluno vem a São Paulo e à Assembleia.

A deputada falou também que a Educação é o maior partido, já que os projetos nascem das ideias dos jovens estudantes, mas não descartou a importância dos outros. "Todos os temas fazem parte da garantia de uma qualidade de vida melhor para sociedade, quando bem debatidos, elaborados e apresentados."

Vocação política

Ramalho da Construção (PSDB) mencionou que o projeto é uma iniciativa positiva, já que já acontece em vários países, e que, com a orientação correta, poderá iniciar os novos prefeitos, vereadores, deputados e até o futuro presidente do Brasil. "Política é um instrumentos para servir, e não para ser servido", disse.

Ramalho também destacou que os primeiros passos para a política já iniciam desde cedo, muitas vezes na infância. Finalizou seu pronunciamento externando sua torcida para que os jovens virem grandes pessoas, que poderão colaborar para a construção de um país mais justo. Lembrou também que a distribuição de renda pode ocorrer de duas maneiras: ou por meio de políticas públicas, ou com a oferta de educação de qualidade.

"O Parlamento Jovem é um dos maiores projetos para que a política não se transforme em politicagem", disse Ed Thomas (PSB), que destacou que o jovem quer oportunidade. Falou também que muitos seguirão outras carreiras, mas que muitos deles poderão ser políticos, principalmente por causa da experiência que estão prestes a passar na Assembleia paulista. Afirmou que muitos ainda farão projetos, e eles se tornarão leis que vão melhorar a vida da população. Falou que diversos projetos de estudantes do Parlamento Jovem motivam deputados a apresentar projetos semelhantes, ou mesmo a acrescentam melhorias em projetos já elaborados.

alesp